Capacitação DocenteMetodologias de Ensino

Como estimular a habilidade de escrever entre os estudantes

0

O ato de escrever é um dos mais importantes na área da educação. Saber se expressar por meio de palavras é essencial em toda a trajetória acadêmica, desde as redações escolares, passado pelos projetos do ensino superior até as dissertações e teses da pós-graduação. A falta de confiança, muitas vezes, pode tornar essa tarefa difícil para o estudante. Algumas dicas, porém, podem auxiliar o a tutor, e até mesmo o gestor, a despertar o redator que existe dentro de cada aluno.

O ato de escrever é parte importante da vida acadêmica e deve ser estimulado entre os alunos. Fonte: Uphill writing

O ato de escrever é parte importante da vida acadêmica e deve ser estimulado entre os alunos.
Fonte: Uphill writing

RAFT

Uma maneira interessante de ajudar os estudantes a compreender de que forma se estrutura um bom texto é a estratégia RAFT. A sigla é formada pelas palavras em inglês role (papel), audience (público), format (formato) e topic (assunto). O papel se refere a qual persona o escritor irá assumir e lhe dá um contexto para começar a redação. O papel pode ser o de aluno, pesquisador, colega de classe, professor. Esses são exemplos voltados ao contexto escolar, mas existem as mais diversas formas de assumir um personagem. O público, por sua vez, define para quem o texto está sendo escrito, o que irá, também, influenciar na escolha do estilo e das palavras. O formato se refere ao tipo de texto: resenha, crítica, crônica, carta, redação, projeto de pesquisa.

Por fim, o assunto estrutura a mensagem a ser passada e costuma ser definido por uma frase, desde o clássico infantil “como foram as minhas férias” até tópicos mais adultos como “o que aprendi a partir da leitura dos livros propostos na disciplina”. São tópicos ou assuntos também os títulos descritivos de trabalhos acadêmicos. Essa estratégia para esquematizar a escrita é uma ótima forma de compreender de que forma se dá a criação de um texto. E até mesmo criar tabelas de RAFT, ainda que sem redigir nada em um primeiro momento, pode ajudar o estudante a se habituar ao mundo da expressão por meio das palavras.

Estimulando o processo de escrita

Para tornar ainda mais interessante para o aluno começar a escrever, uma boa ideia é sugerir a redação de um texto a partir de uma imagem ou fotografia. Essa técnica irá permitir o aprofundamento da visão crítica, da criatividade e também do ponto de vista de cada um. Unir os estudantes em pequenos grupos de leitura, para que eles obtenham o feedback de seus pares sobre sua escrita também pode ser bastante estimulante. A resposta dos colegas pode fazer o aluno perceber que escreve melhor do que imaginava.

Encorajamento por parte do tutor

Muitas pessoas não se consideram bons escritores apenas porque não têm confiança para redigir. É papel do professor ou tutor encorajar o estudante a praticar a escrita, compartilhá-la, analisar seu próprio trabalho e buscar melhorar. Ainda, o aluno precisa ser constantemente lembrado de que um estudante é, antes de tudo, um escritor. É impossível passar pela vida acadêmica sem precisar se expressar adequadamente por meio da escrita. Assim, se visualizando como o redator que é, o estudante poderá assumir essa postura e ter mais confiança na hora de produzir um texto.

A escrita é uma habilidade importante a ser trabalhada em qualquer sala de aula, física ou virtual. Um estudante que se expressa bem certamente terá um diferencial em sua futura profissão, especialmente se tratando de áreas que não são tradicionalmente ligadas à arte da escrita. Trazer esse desafio para seus alunos é uma forma não apenas de ensiná-los a redigir, como de incrementar sua confiança também para outros tópicos de seu aprendizado.

Quais são as técnicas de encorajamento da escrita utilizadas em sua instituição de ensino? Os alunos são estimulados a escrever? Compartilhe conosco sua experiência. E não deixe de assinar nossa newsletter.

 

 

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.