Ensino Superior

Coleta Capes abre novo ciclo avaliativo da pós-graduação

0

Os programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu têm até 31 de março para enviar as primeiras informações ao Coleta Capes 2021. O processo recebe relatórios sobre as atividades desenvolvidas pelos cursos de mestrado e doutorado com base no ano anterior. A edição atual abre um novo ciclo avaliativo quadrienal, que vai se estender até 2024.

Na portaria nº 190, de 24 de novembro de 2021, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) dividiu a entrega dos documentos relativos a 2020 em duas etapas. Até o fim de março, devem ser fornecidas as seguintes informações: dados cadastrais do programa, corpo docente, discentes e trabalhos de conclusão.

Já os dados sobre a produção intelectual de professores, disciplinas e projetos e linhas de pesquisa terão um prazo maior. Eles podem ser entregues até 31 de março de 2023 na Plataforma Sucupira. A medida visa não sobrecarregar os programas os PPGs tendo em vista as dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19.

Sem tempo a perder

Apesar da extensão do prazo para parte das informações, a consultora da Plataforma A para o tema, Daiane Folle, orienta que os programas de pós-graduação não percam tempo e forneçam todos os dados desde já. O objetivo é evitar o acúmulo de trabalho no próximo ano.

“Quando chegar em março de 2023, além das informações do Coleta 2021, terá todo o Coleta 2022 para ser preenchido”, explica Folle. “Nesse período, os PPGs passam por eleições. Haverá trocas de coordenadores, de pró-reitoria ou secretarias. E muitas informações podem ser perdidas, prejudicando o programa”, alerta.

Leia mais: Avaliação quadrienal da Pós-graduação, mestrado e doutorado: o que é e como funciona

Isso porque, ao fim da próxima avaliação quadrienal, em 2024, os relatórios de quatro anos do Coleta Capes são utilizados para definir os conceitos dos mestrados e doutorados. A qualidade, clareza e rigor das informações prestadas são fundamentais para um bom desempenho.

A escala vai de 1 a 6, onde 1 e 2 são notas consideradas insuficientes e 6 e 7 equivalem aos padrões internacionais de excelência. Já o 3 indica um padrão mínimo de qualidade e 4 e 5 significam entre bom e muito bom.

Sem avaliação multidimensional

A expectativa era de que a quadrienal 2021-2024 trouxesse mudanças na avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu. Em 2020, a Capes divulgou a proposta de adoção de uma avaliação multidimensional.

A avaliação multidimensional é baseada o sistema europeu U-Multirank. A sua adoção visava ampliar o escopo de avaliação dos PPGs e, assim, alinhar o Brasil aos resultados internacionais da pós-graduação.

ebook stricto sensu

Entretanto, a formatação da nova estratégia e sua aprovação na Capes não andaram no ano passado. Com isso, o próximo quadriênio mantém as bases avaliativas vigentes até então, sem adoção da avaliação multidimensional.

Leia mais: Os rumos da pós-graduação Stricto Sensu no Brasil

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.