24° Ciaed debate o futuro e os desafios do ensino a distância

24° Ciaed debate o futuro e os desafios do ensino a distância

O ensino a distância vive um momento único no Brasil. Em 2017, a modalidade registrou sua maior expansão desde 2008, com um aumento de 17,6% sobre o ano anterior. Os dados são do Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Enquanto o EAD caminha a passos largos, o ensino presencial teve queda de 0,4% no número de matrículas no ano passado. Para especialistas, diversos fatores pesam a favor da nova modalidade. Entre elas, o aprimoramento e a redemocratização das tecnologias, preços mais competitivos, redução de gastos com transporte e alimentação, além da flexibilidade de o aluno fazer seus próprios horários de estudo.

Atualmente, mais da metade (51%) das instituições de ensino superior privadas do país contam com cursos em EAD. E a projeção da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) indica que a partir de 2023 mais da metade das matrículas no ensino superior brasileiro já serão na modalidade.

É justamente em meio a essa transformação que a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) realiza, com outros parceiros, a 24ª edição do Congresso Internacional Abed de Educação a Distância (Ciaed). O evento, que acontece entre os dias 3 e 7 de outubro em Florianópolis (SC), terá cobertura neste portal e nas redes sociais do Desafios da Educação.

Ao longo de cinco dias, mais de 2 mil profissionais da área devem circular pelas instalações do Ciaed. Eles poderão apresentar experiências bem-sucedidas envolvendo EAD, assim como debater os desafios da educação de maneira geral.

Segundo Margarete Kleis, diretora da Abed, um dos trunfos da educação a distância está na possibilidade de captar alunos de qualquer lugar do país. Mas destaca que isso é apenas a ponta do iceberg: “O Ciaed é uma excelente oportunidade para trocar experiências e conhecer boas práticas e soluções inovadoras que contribuam para a eficácia da modalidade”.

Durante o evento, será lançado o Censo 2018 de Educação a Distância no Brasil, promovido pela Abed.

Leia mais: Futuro do trabalho, IES inovadoras, tecnologias: os insights do Fnesp 2018

Para ficar de olho

Marcando presença no evento, o Desafios da Educação acompanhará as principais discussões. Entre elas, destaque para o emprego da realidade aumentada em livros impressos e para conceitos em alta no mercado, tais como: inteligência artificial, competências e habilidades no EAD e sala de aula invertida na formação básica.

O Ciaed 2018 contará com a presença de profissionais de renome na conjuntura nacional e internacional. Entre eles, Luciano Sathler, reitor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix; George Siemens, professor-assistente do Center for Distance Education, do Canadá; e Päivi Aarreneni-Jokipelto, especialista em aprendizagem digital da Universidade Haaga-Helia, da Finlândia.

  • 24º Ciaed – Congresso Internacional de Educação a Distância
  • Data: 3 a 7 de outubro de 2018
  • Local: Centrosul – Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro, Florianópolis, Santa Catarina
  • Site: www.abed.org.br/hotsite/24-ciaed/pt/apresentacao/