Ensino SuperiorEspeciaisGestão educacional⭐ Especial | Nova SAGAH

Quais as vantagens de uma experiência de aprendizagem integrada?

0

Imagine que uma instituição de ensino superior (IES) abriu matrículas para aquele curso com o qual você tanto sonhava. O corpo docente é ótimo, o currículo atende a todas as suas necessidades, o formato é superflexível, mas… na hora de acessar os conteúdos e as atividades, é um deus nos acuda. Você precisa de uma ferramenta para isso, outra para aquilo, e acaba perdendo o foco.

Se para o aluno esse monte de sistemas que não conversam entre si pode ser prejudicial ao desempenho, para o professor a situação não é muito diferente. Ao trabalhar com diferentes plataformas — muitas delas nada intuitivas —, os educadores desperdiçam um tempo que seria valioso para a preparação das aulas e outras tarefas relevantes. 

Por que a experiência de aprendizagem precisa ser integrada

A aprendizagem integrada é a combinação de múltiplas disciplinas ou áreas de conhecimento para criar uma única experiência de aprendizagem em termos de conteúdo. Mas, se é possível unir diferentes formas de conhecimento, por que não fazer o mesmo com ferramentas de ensino? 

No caso da experiência de aprendizagem, consiste em um sistema integrado de soluções capaz de modificar a forma como o usuário interage com o conteúdo no ambiente virtual de aprendizagem. Com a facilidade de encontrar tudo em um só lugar, a experiência de aprendizagem se torna muito mais dinâmica, assim como a eficiência operacional das instituições que promovem essa mudança. 

Em um cenário de constantes inovações no ensino digital, o ambiente virtual precisa estar sempre se adaptando ao ritmo de aprendizado dos alunos e às demandas dos professores. 

Disposta a mudar esse cenário, a Plataforma A, edtech da +A Educação, desenvolveu uma nova versão da SAGAH, solução que reúne todas as necessidades das IES referentes a conteúdo e tecnologia em um único ambiente.  

Ferramentas para integrar a experiência de aprendizagem

A mais recente versão da SAGAH foi desenvolvida para responder aos novos desafios da educação, cada vez mais tecnológica e imersiva. 

Após fazer uma pesquisa para entender as principais dores das IES, a edtech desenvolveu um LXP (Learning Experience Platform), espaço que se assemelha a um campus virtual. E agora, chega ao mercado a nova SAGAH, evolução da solução de conteúdo que tem impactado o ensino superior nos últimos 10 anos. A atualização da plataforma integra as Unidades de Aprendizagem (UAs) com o melhor da tecnologia atual, desenvolvida no Brasil, para as necessidades das IES nacionais.

Conheça mais das Unidades de Aprendizagem:

A expertise da Plataforma A — vinda de uma história de pioneirismo da +A Educação no setor enquanto Grupo A nos últimos 50 anos — permitiu, após ouvir centenas de parceiros, o desenvolvimento de um ambiente virtual acadêmico baseado em experiência de aprendizagem integrada, revolucionando o ensino superior brasileiro mais uma vez. 

“Buscamos entender as dificuldades que as instituições tinham para idealizar um conteúdo evoluído, de modo que elas não precisassem ter mais um LMS em paralelo. A nova SAGAH supre essa necessidade, entregando de ponta a ponta todas as soluções que as IES precisam para resolver seu processo de ensino-aprendizagem e focar no atendimento ao aluno e no ganho de performance desse estudante”, explica Rodrigo Severo, diretor de negócios e operação da +A Educação e um dos criadores da SAGAH.

Recursos que se aplicam em uma aprendizagem integrada

Conteúdo didático interativo 

Quando se pensa na integração da aprendizagem, o conteúdo das aulas permanece sendo um dos pontos centrais da experiência dos alunos e dos professores dentro do ambiente virtual.  

O conteúdo didático da SAGAH, permanece com o mesmo rigor acadêmico e baseado em metodologias ativas, para que os professores criem trilhas de aprendizagem contextualizadas ao perfil dos alunos. O catálogo conta com +21 mil Unidades de Aprendizagem para +70 cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres.  

A estrutura das Unidades de Aprendizagem (UAs) segue o mesmo formato que os parceiros já estão familiarizados. O que muda são as possibilidades de personalização do conteúdo por parte da instituição de ensino, que agora pode alterar o título da UA — um pedido recorrente das IES —, editar o layout, cores, fontes e inserir outros recursos que enriqueçam o material.

Veja como é na prática: 

Formatos no catálogo  

O catálogo integra hoje +200 mil objetos de aprendizagem e uma grande diversificação de formatos, contando com infográficos, vídeos tradicionais e interativos, exemplos práticos da aplicação no dia a dia das profissões, objetos 3D e vídeos 360°. Os alunos podem fazer um tour virtual 100% online e interativo por uma megaconstrução, por um hospital de referência ou até pelos corredores da própria IES. 

Com réplicas com alto grau de fidelidade, os laboratórios virtuais simulam um ambiente real e possibilitam que o aluno faça experimentos sem sair de casa. Voltados para cursos da área de Saúde, Engenharia e Humanidades, esses espaços estimulam uma aprendizagem sem riscos, gerando maior engajamento dos estudantes e otimizando recursos por parte da IES. 

Inteligência artificial  

No Desafios da Educação, o colunista Pedro Bulgarelli tem abordado vários pontos que mostram a necessidade de adaptação das IES à inteligência artificial (IA). O principal deles se refere à forma como essa tecnologia é vista na educação.  

“O sentimento é de que estamos nos preparando apenas para aprender a manusear as ferramentas, e me parece que esse contexto é limitado quando comparamos com o potencial dos benefícios que podemos ter na educação com a IA”, afirma o especialista acadêmico.  

Com a ideia de que atingir esse potencial passa pela ressignificação do papel dos docentes e pelo protagonismo dos estudantes, a +A Educação se propôs, com a nova SAGAH, a garantir a credibilidade e a assertividade de todo o conteúdo disponível.

Uma das novidades é que agora os professores podem receber sugestões da IA para subir as ementas das disciplinas no catálogo. Mas isso não significa que os alunos estarão expostos a informações pouco confiáveis espalhadas pela internet.  

“Ao contrário da maioria das ferramentas de IA, nossa solução usa apenas conteúdo validado pela instituição. Esse é um ponto essencial na nossa relação como fornecedor e parceiro das IES: dar a segurança de que esse conteúdo é criado por mestres e doutores, curado e pensado em cima de uma matriz”, afirma a gerente de negócios da edtech, Daniela Hauser.  

Já os alunos contarão a partir de 2025 com o auxílio de Edu, um tutor virtual que interage com o aluno tirando dúvidas sobre o conteúdo com base em todas UAs disponíveis no catálogo.   

“Nesse sentido, a IA atua muito mais para direcionar o aluno, de modo que ele encontre respostas para aquele conteúdo dentro dos textos ou das trilhas de aprendizagem”, completa Hauser.  

Personalização do ensino 

Outra novidade é a possibilidade de gravar áudios e vídeos diretamente na plataforma. Dessa forma, as mídias ficam padronizadas e os educadores economizam tempo e recursos.  

Os feedbacks que os professores podem passar para os alunos neste formato é uma possibilidade de aproximação durante a trilha de aprendizagem, principalmente para se aproximar de uma forma de comunicação muito mais efetiva para os estudantes, que preferem vídeos a textos — sempre curtos. 

Na personalização de templates, o destaque vai para o tema streaming, que permite ao aluno visualizar os conteúdos em vídeo como se estivesse assistindo a um filme na Netflix. 

Veja como é o template streaming:

Montagem das trilhas de aprendizagem 

O processo de escolha das Unidades de Aprendizagem que irão compor as trilhas de aprendizagem ficou muito mais simples e em poucos cliques os professores já criam as disciplinas.  

Anteriormente, muitas instituições ainda utilizavam a conexão via LTI para integrar o conteúdo e o ambiente virtual de aprendizagem. É aí que a nova SAGAH mostra a otimização de uma plataforma de experiência de aprendizagem integrada.  

Outra mostra dessa evolução é pensar na tecnologia como parte do conteúdo e das trilhas. Essa mudança reflete na não necessidade de um LMS na nova SAGAH, já que a tecnologia é parte central desse ambiente.  

 

Confira uma demonstração da navegação:

A própria plataforma conta com uma série de recursos para a gestão, entrega e acompanhamento das atividades educacionais, além de oferecer um conteúdo ainda mais robusto, diversificado e que atende as necessidades das IES e alunos.  

“A nova SAGAH representa um próximo passo para que os clientes que já trabalham com nossos conteúdos — e até mesmo para aqueles que ainda não — tenham um ambiente onde o estudante possa realizar uma avaliação, consumir conteúdo já com os recursos de acessibilidade inseridos e a flexibilidade de construir e adicionar novos materiais”, explica o coordenador de negócios da +A Educação, Diego Weiland.

Por dentro da nova SAGAH

O principal de uma experiência de aprendizagem integrada é que ela torna o processo tão fluido que o usuário nem percebe que está navegando em diferentes soluções educacionais ao mesmo tempo. A navegação na SAGAH ocorre naturalmente tanto para os alunos quanto para os professores, que se livram da necessidade de ter vários logins para acessar os mais variados recursos. 

Catálogo de objetos de aprendizagem 

O catálogo integrado da SAGAH conta com mais de 200 mil objetos de aprendizagem prontos para serem utilizados.

Experimente alguns dos objetos:

Banco de questões disponível  

O professor seleciona as UAs, insere elas nas trilhas de aprendizagem e já cria as avaliações direto na plataforma, sem necessidade de mudança de ambiente e nem conexão externa. A nova SAGAH agora conta com um banco com mais de 120 mil questões — a maior parte delas autorais e associadas às UAs.  

Também há um grande acervo de perguntas relacionadas a exames nacionais e concursos públicos. Essa variedade permite que os professores elaborem avaliações mais dinâmicas, contemplando diferentes objetivos de aprendizagem. 

Biblioteca Digital integrada 

A integração da biblioteca digital na SAGAH coloca à disposição dos docentes e alunos 2 mil e 700 obras de referência nas áreas de Biociências, Ciências Exatas, Sociais Aplicadas e Ciências Humanas nos formatos PDF e ePUB. Também estão no catálogo eBooks desenvolvidos exclusivamente para as UAs e os objetivos de aprendizagem de cada disciplina.

O catálogo também conta com todos os lançamentos do Grupo A, braço editorial da +A Educação. Entre livros impressos, eBooks e audiobooks, são quase 4 mil obras, que abrangem todas as áreas do conhecimento técnico, científico e profissional, sempre focando em conteúdo referenciado e atualizado. 

Venha para a SAGAH! 

O ambiente virtual precisa estar sempre se adaptando ao ritmo de aprendizado dos estudantes. E isso só é possível por meio de uma experiência de aprendizagem envolvente.

A nova SAGAH é a única solução que consegue proporcionar essa experiência de forma integrada, garantindo o engajamento dos alunos e o melhor custo-benefício para sua IES.

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.