Se você estivesse em um navio em mar aberto, precisaria saber qual rota seguir, onde há profundidade suficiente para navegar, os perigos do lugar e como chegar o mais rápido possível ao destino. A forma mais assertiva de cumprir essa missão é usando as tecnologias certas.
No mercado das instituições de ensino superior (IES) não é diferente. Existe um mar de oportunidades, desafios e concorrências. Assim, é preciso contar com estratégias que guiem as ações dos gestores em direção ao sucesso.
Para as IES, o mapa que aponta a melhor rota a seguir é o diagnóstico de mercado. Basicamente, trata-se de uma ferramenta que mostra aos gestores quais são as tendências de consumo do setor. Dessa maneira, a tomada de decisão é embasada em pesquisas que avaliam o cenário de atuação da instituição.
A importância do diagnóstico de mercado
O diagnóstico de mercado pode auxiliar as IES de diversas maneiras. Por exemplo, identificando melhor o público-alvo, conhecendo seus hábitos de consumo e quais aspectos são decisórios na hora de fechar uma matrícula.
Com essas informações em mãos, as estratégias para captação de alunos se tornam mais eficazes. Além disso, o diagnóstico de mercado é importante para analisar o comportamento dos concorrentes, precificar produtos, serviços e posicionar-se no mercado, entendendo qual a real demanda e a penetração da IES.
No artigo “Planejamento estratégico na gestão educacional: uma ferramenta importante no processo decisório da instituição de ensino superior”, o doutor em administração educativa e gestor educacional, Valdir Alves de Godoy, e o professor da Universidade Paulista, Marcos Machado, reforçam que os gestores educacionais devem tratar o diagnóstico de mercado como uma ferramenta determinante para os resultados positivos da instituição.
Segundo os autores, essa é uma das fases mais importantes do planejamento comercial. A análise aponta a situação atual da organização, levando em conta sua missão, princípios e a análise do ambiente em que estão inseridas suas competências competitivas.
Leia mais: Quais cursos sua IES deve oferecer em 2022
Para realizar um bom diagnóstico de mercado, visando a captação de alunos, é importante observar, entre outros, os seguintes pontos:
- Quem são os concorrentes próximos e onde eles estão?
- Qual o perfil do público-alvo e onde eles vivem?
- Quais são os hábitos do público-alvo?
- A localização da instituição influencia no seu crescimento?
- Qual seria o lugar ideal para divulgar um curso?
O que observar
Apesar de proporcionar dados e informações vitais para reduzir as incertezas na tomada de decisão, o diagnóstico de mercado só trará resultados positivos caso os gestores estejam dispostos a fazer mudanças em suas estratégias comerciais, guiando-se pelos dados obtidos na pesquisa.
Vale destacar que a estratégia precisa ser constantemente avaliada e reformulada. Afinal, seu processo de formulação e implementação é construído a partir de aspectos comerciais complexos e mutáveis, o que pode exigir desvios de rota.
Comments