Você já percebeu o quanto um vídeo é capaz de chamar a atenção das pessoas? E que essa capacidade pode tornar a aprendizagem bem mais significativa aos estudantes?
O uso da mídia como metodologia educacional tem até nome: Video Based Learning (VBL).
“O VBL se concentra em produzir práticas que modifiquem a passividade dos vídeos tradicionais para outros com alta dose de interação”, resume Thuinie Daros, head de cursos híbridos e metodologias ativas da Unicesumar e co-fundadora da Téssera Educação. “A metodologia qualifica a interação com os estudantes, é de fácil acesso, intuitiva e pode ser combinada com outras práticas.”
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Como recurso pedagógico, portanto, os vídeos são produzidos em um formato que estimula a interação por meio textos e animações com infográficos, cenários e esclarecimentos de conceitos por meio do storytelling, embora outras narrativas visuais e textuais também possam ser adotadas.
A metodologia ganhou projeção, claro, devido à maior acessibilidade aos dispositivos móveis e novas tecnologias, além do crescimento do microlearning – que, como o nome sugere, são pequenas doses de conhecimento transmitidas de forma objetiva e direta durante um curto espaço de tempo.
Considerado uma metodologia ativa, o Video Based Learning foi bastante utilizado durante o período de isolamento social necessário para atenuar a crise provocada pela pandemia.
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Daros esclarece que o VBL é indicado para todas idades, desde que o conteúdo e o tempo estejam de acordo com a faixa etária do estudante e com objetivo de aprendizagem. Essa adequação deve ser atrativa para que o objetivo seja alcançado.
Outros formatos, como a utilização de webseries, também podem ser usados para criar experiências de aprendizagem de alto impacto, bem como o incentivo do chat ativo e a interação com convidados especialistas durante a transmissão do vídeo.
A vantagem do vídeo é que os estudantes pode assisti-lo em qualquer hora e lugar (síncrono e assíncrono), e quantas vezes for necessário para que o conteúdo seja absorvido.
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