As palestras chamadas TED Talks fazem sucesso no mundo online: em menos de vinte minutos, um especialista, que pode vir das mais diferentes áreas, aborda um assunto que o apaixona com o objetivo de inspirar o público a adotar novas ideias. Não por acaso, o lema das TED Talks é “ideias que valem a pena ser espalhadas”, por seus espíritos inovadores, transformadores ou motivacionais.
Embora não sejam uma aula em si, até por seu caráter abrangente e não específico, as palestras podem servir como material de apoio a professores ou, ainda, como fonte de estratégias para colocar em prática na sala. O site Edudemic reuniu algumas maneiras em que os educadores podem usar as TED Talks em seu trabalho, enquanto o site Educational Technology and Mobile Learning selecionou as 5 melhores palestras para quem vive de ensinar.
TED Talks podem ser mais do que inspiração
FONTE: Edudemic
Ponto de partida para debates
A maneira mais simples de usar as TED Talks em sala de aula é apresentá-las como tópico para um debate entre os estudantes. O assunto da palestra pode estar diretamente relacionado ao conteúdo ensinado – como uma palestra sobre Shakespeare na aula de Literatura – ou vinculado ao tema estudado de forma mais genérica. Em uma faculdade americana, uma professora solicitou a leitura de Madame Bovary e exibiu uma palestra sobre amor e infidelidade. A partir daí, o debate sobre o livro e os personagens ganhou uma profundidade incomum nas conversas sobre leituras. A tática é especialmente boa para conectar questões contemporâneas a conteúdos que podem não parecer interessantes à vida pessoal dos alunos à primeira vista.
A plataforma educacional das TEDs
Cientes de seu potencial de ensino, os idealizadores das TED Talks criaram uma plataforma voltada à educação. Na TED-Ed, os professores têm acesso a inúmeros recursos e ideias de como incluir as palestras no plano de estudos. Apesar de estar disponível apenas em inglês, o site pode ajudar mesmo os profissionais que não possuem total domínio da língua. O vídeo abaixo mostra como aproveitar a totalidade de recursos.
Mão na massa
A plataforma TED-Ed oferece a possibilidade de criar um clube TED. Embora ela só possa ser realmente aproveitada por quem tem algum conhecimento de inglês, a ideia serve para todos os professores. O clube consiste em convidar os alunos a ministrarem suas próprias TED Talks. Os temas são livres, e o foco da iniciativa é desenvolver as habilidades necessárias para falar em público. Os estudantes precisarão de organização de ideias, planejamento, técnicas de oração, habilidades de eloquência e argumentação e, claro, desenvoltura e confiança.
Os jovens também têm muito para falar
FONTE: TED Blog
Para assistir
Se você já está entusiasmado com essas ideias, busque ainda mais inspiração nos vídeos mais indicados para professores. A educadora Rita Pierson (veja o vídeo aqui) defende a criação de relações pessoais entre o professor e o aluno. “As crianças não aprendem de uma pessoa de quem elas não gostem”, argumenta Pierson em sua palestra sobre motivação, autoconfiança e transformação das turmas mais difíceis que ela já encontrou em sua carreira.
Já Ken Robinson, com o típico humor britânico (veja), aborda a dificuldade em manter os alunos na escola. Comentando as altas taxas de evasão dos Estados Unidos, ele defende que as ditas escolas “alternativas” sirvam como exemplo para estabelecer normas de personalização, diversidade de assuntos e de pessoas, autonomia e colaboração. Em defesa da curiosidade e da criatividade, Robinson atenta ao fato de que a melhor maneira de manter os alunos na instituição de ensino é fazer que eles tenham vontade de frequentar as aulas. Apresentando o cenário educacional da Finlândia, ele propõe um novo modelo que reconheça a individualidade do estudante e que valorize os professores.
Ken Robinson se pergunta por que finlandeses não abandonam as escolas
[FONTE: Reprodução]
No vídeo seguinte, Angela Lee Duckworth conta como largou uma carreira em consultoria para se tornar professora da sétima série. Surpresa ao perceber que o desempenho dos alunos não dependia de seus QIs, ela saiu da sala de aula e passa a estudar a psicologia do sucesso. Em suas pesquisas, Duckworth descobre que a motivação, a paixão, a perseverança e o foco no resultado futuro são mais importantes do que o talento.
Um pouco mais afastados da área da educação, os últimos dois palestrantes abordam inspiração e motivação. Simon Sinek explica o que diferencia pessoas inspiradoras, como Martin Luther King, de líderes sem seguidores, como a maioria dos políticos atuais. O que faz de algumas pessoas mestres capazes de mover as pessoas? E como se tornar um líder de inspiração na frente dos alunos? Por fim, Dan Pink aborda os efeitos que pressão, objetivo e recompensa têm sobre a motivação das pessoas. As conclusões são surpreendentes.
Com tanto material na mão, é impossível não encontrar ideias que se apliquem à sua sala de aula. Faça o teste com as TED Talks e nos conte sua experiência. Para receber mais inspiração na sua caixa de e-mails, assine nossa newsletter.
Comments