Mercado

10 fatos sobre o ensino superior no Brasil

0

O que as estatísticas revelam sobre a situação e os desafios do Ensino Superior no Brasil? Recentemente, o Ministério da Educação disponibilizou os resultados preliminares do Censo do Ensino Superior 2012, uma radiografia da educação de nível de graduação no país. Selecionamos 10 dados relevantes para compartilhar com vocês aqui no Desafios da Educação:

b2e3437335fd4da17270d687dd719d84

  • Nos últimos 10 anos, as matrículas no ensino superior dobraram no Brasil: de 3,5 milhões para 7 milhões. De 2011 para 2012, o crescimento foi de 4,4%.
  • No período de 2011 a 2012, as matrículas cresceram cerca de quatro vezes mais nos cursos a distância do que nos presenciais: o crescimento foi de 12,2% para o EAD e 3,1% para os cursos offline.
  • Os cursos a distância já representam mais de 15% de todas as matrículas na graduação.
  • Dos alunos que optaram pela modalidade a distância, 72% estão concentrados nas Universidades, sendo 83,7% destas matrículas em instituições privadas de ensino.
  • Os cursos de licenciatura lideram as matrículas na educação a distância, com 40,4% de inscritos. 32,2% dos estudantes optaram por bacharelado, enquanto 27,3% optaram pelos cursos técnicos.
  • De todos os estados brasileiros, apenas 6 possuem mais alunos matriculados em instituições públicas em comparação às privadas. Já o Estado de São Paulo, por exemplo, apresenta mais de 5 alunos na rede privada para cada 1 aluno na rede pública.
  • Entre os cursos com maior número de estudantes, lideram a lista Administração (com mais de 833 mil alunos), Direito (mais de 737 mil) e Pedagogia (mais de 602 mil).
  • Ainda sobre os cursos com maior procura, Pedagogia e Enfermagem apresentam maior número de mulheres inscritas, enquanto Engenharia Civil e Ciências Contábeis prevalecem em quantidade de homens. Administração e Direito não possuem diferenças significativas de gênero.
  • Quanto ao gênero, a maioria dos estudantes de Ensino Superior é de mulheres, totalizando 59,6% dos alunos concluintes.
  • A graduação no Brasil se distribui em 31.866 cursos, oferecidos por 2.416 instituições, sendo 304 delas pertencentes à rede pública e 2.112 à rede privada. Só em 2012, mais de dois milhões e setecentos mil alunos ingressaram no ensino superior e mais de um milhão e cinqüenta mil concluíram seu curso.

Então, de que forma esses dados podem contribuir para a tomada de decisões na sua Instituição de Ensino? Compartilhe com a gente!

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino superior.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *