“Estamos ensinando de uma forma que os alunos não aprendem”, diz Ana Elena Schalk no Fórum de Lideranças
Uma das palestras mais aguardadas do Fórum de Lideranças: Desafios da Educação, a apresentação de Ana Elena Schalk – já foi consultora de projetos da UNESCO e da Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultural – lotou o espaço da Casa do Ator no dia 12 de agosto. Com o tema “As TICs na melhora da qualidade educativa na América Latina”, a Doutora em Comunicação pela Universidade de Sevilla, abordou temas como a educação global.
“O estudantes de hoje precisam de uma visão global do mundo. Não se trata apenas do idioma, mas se relacionar com diferentes culturas. Os alunos devem ter um bom relacionamento com pessoas de diferentes culturas”, disse Ana Elena.
E provocou:
“Quantas decisões erradas “tiram” negócios de países em que os gestores não entendem a cultura local?”.
Outro ponto importante da palestra foi a Geração Z, pessoas nascidas entre a década de 90 até o ano de 2010. Os chamados “nativos digitais”, estão agora em sala de aula – e todos são “multi-tarefas”: podem ouvir, ler e escrever ao mesmo tempo.
“Eles gostam de dividir seus sentimentos e pensamentos nas mídias sociais”, conta Ana Elena.
Este aluno é chamado de não-tradicional, não-linear e é divergente; além disso também requer competências diferentes para os novos cenários de educação.
Ana falou sobre os resultados acompanhados nos últimos anos em três países: México, Chile e Colômbia. Nos três, o resultado é estarrecedor: o aprendizado e o desenvolvimento de novas habilidades diminuiu:
“Nós estamos ensinando de uma forma que os alunos não aprendem. No Chile, inclusive, um banco investiu milhões para levar equipamentos tecnológicos há vinte anos e hoje, colhendo os resultados, viram que os alunos utilizam essas tecnologias para coisas muito básicas. Elas não são bem exploradas e eles não sabem como utilizar”, finalizou.
Ana Schalk, encerrou o seu discurso perguntando o que deve ser feito para que o uso da tecnologia tenha impacto na qualidade do ensino. E ressaltou:
“Não é somente orientar os professores, investir em tecnologia ou em questões financeiras e políticas públicas. É um conjunto de fatores”.
Confira a apresentação completa de Ana Schalk no link.
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