“Método Trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa” será a contribuição do professor Ricardo Fragelli no Fórum de Lideranças: Desafios da Educação. A proposta é debater os resultados e benefícios de se construir um ambiente ativo e colaborativo em sala de aula. Fragelli apresenta três experiências bem-sucedidas que resultaram na melhoria do rendimento de seus alunos, além de promoverem uma relação mais solidária entre estudantes, monitores e professores envolvidos.
Suas pesquisas em novos métodos, técnicas e tecnologias para a Educação, incluindo os cases Rei da Derivada, Summaê e Trezentos, que serão apresentados no evento, renderam ao professor dez premiações nacionais de institutos como MEC, MCT, CAPES, ABED e Santander Universidades.
>> Veja mais informações e se inscreva no Fórum de Lideranças: Desafios da Educação
A seguir, Ricardo Fragelli responde a três questões sobre sua participação no Fórum de Lideranças.
– Como você espera impactar os presentes com sua palestra?
Espero que os professores e os demais envolvidos se sintam prestigiados em toda sua história e em toda sua entrega em favor da Educação. Contudo, gostaria de despertar uma reflexão para outros caminhos que podem ser mais significativos tanto para o professor quanto para o estudante.
– Que tipo de experiência a participação em um encontro como o Fórum, que se propõe debater o ensino, agrega aos presentes, em sua opinião?
Agrega uma percepção sobre as tendências de pesquisas em Educação e, nesse espaço de possibilidades, quais são aquelas que têm maior sintonia e que mais acrescentam ao seu próprio contexto.
– Pessoalmente, qual o seu ganho em palestrar (e participar também como espectador de outras palestras) no Fórum?
Nosso maior objetivo é o de encontrar novos colaboradores para nossas técnicas, métodos e ideias para Educação. Passamos a descobrir mais sobre nós mesmos ao vermos colegas aplicarem nossos métodos em novas áreas e para novos públicos e termos o retorno de quais foram os resultados. Para além disso, no diálogo com outras ideias, aprimoramos nossa visão e nossa conduta.
Ricardo Fragelli é graduado em Engenharia Mecânica e doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília. Atualmente, desenvolve pesquisas em Sistemas Tutores Inteligentes e Adaptativos aplicados à Educação, Simuladores Interativos, Inteligência Artificial, Redes Quantizadas, Técnicas e Métodos Educacionais, Educação a Distância e Objetos de Aprendizagem Multiformes.
O Fórum de Lideranças: Desafios da Educação acontece no dia 12 de maio, na Insper, em São Paulo. Acesse para outras informações.
[…] > Inscreva-se no Fórum de Lideranças: Desafios da Educação> Leia bate-papo com Ricardo Fragelli, criador do Método Trezentos […]