Capacitação DocenteInsights

O que motiva estudantes e professores?

0

Na minha série de leituras matinais, hoje, me deparei com um artigo do Jon Bergmann, considerado um dos pioneiros em Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida), falando sobre o que melhor motiva os estudantes. Leia o texto aqui.

No artigo, ele defende a ideia de que o item número um para essa motivação é o relacionamento, e que as pessoas tem muito mais chance de ter sucesso quando estão engajadas em relações positivas e com significado.

Pois bem, lendo isso fiz um paralelo com um tema que tenho estudado muito, adoção de tecnologia educacional, e fiquei pensando: não é exatamente assim com nossos professores também?

Se queremos engajar o corpo docente no uso de ferramentas e metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, a melhor forma de fazê-lo pode ser justamente criar, com eles, uma relação positiva, propositiva, engajante e, acima de tudo, com significado!

Treinamento, suporte, apoio da alta gerência, infraestrutura adequada, são todos pontos importantes e podem ser traduzidos simplesmente como: relacionamento positivo, ajudando os professores a absorver as mudanças e integrá-las no seu processo diário de ensino e aprendizagem!

Coincidência (ou não) escrevi esse artigo enquanto no Spotify tocava Another Brick in The Wall

 

Texto publicado originalmente no LinkedIn do autor

Pavlos Dias
Pavlos Dias foi responsável pela operação brasileira da Blackboard e membro do conselho editorial do portal Desafios da Educação. Atualmente é head de Inovação e Novos Negócios na Faber-Castell.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Comentários fechados.