Na minha série de leituras matinais, hoje, me deparei com um artigo do Jon Bergmann, considerado um dos pioneiros em Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida), falando sobre o que melhor motiva os estudantes. Leia o texto aqui.
No artigo, ele defende a ideia de que o item número um para essa motivação é o relacionamento, e que as pessoas tem muito mais chance de ter sucesso quando estão engajadas em relações positivas e com significado.
Pois bem, lendo isso fiz um paralelo com um tema que tenho estudado muito, adoção de tecnologia educacional, e fiquei pensando: não é exatamente assim com nossos professores também?
Se queremos engajar o corpo docente no uso de ferramentas e metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, a melhor forma de fazê-lo pode ser justamente criar, com eles, uma relação positiva, propositiva, engajante e, acima de tudo, com significado!
Treinamento, suporte, apoio da alta gerência, infraestrutura adequada, são todos pontos importantes e podem ser traduzidos simplesmente como: relacionamento positivo, ajudando os professores a absorver as mudanças e integrá-las no seu processo diário de ensino e aprendizagem!
Coincidência (ou não) escrevi esse artigo enquanto no Spotify tocava Another Brick in The Wall…
Texto publicado originalmente no LinkedIn do autor
Comments