Capacitação Docente

Plataforma Lattes será modernizada em 2018, diz presidente do CNPq

0

Mário Neto Borges, presidente do CNPq. Crédito: Diogo Brito/Fapemig.

Depois de muita reclamação, a plataforma Lattes será modernizada até o fim de 2018. A promessa é de Mário Neto Borges, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em entrevista ao site Direto da Ciência, o dirigente informou que as mudanças incluem o método de preenchimento de formulários para atualização do currículo – que é o mesmo desde que a plataforma foi criada, em 1999. “Ninguém aguenta ficar preenchendo formulários [dessa forma]”, disse Borges.

Criada para gerar transparência sobre a produção científica nacional de professores e pesquisadores, a plataforma Lattes também é um sistema de validação para acesso em editais, bolsas e financiamentos. O problema é que, além de obsoleta, a plataforma demora para retificar informações, gerando atrasos que comprometem os objetivos.

Borges diz que a modernização também prevê a integração com sistemas internacionais, como ao Orcid (Open Researcher and Contributor ID). O identificador digital permite o registro e acompanhamento gratuitos de publicações e outras produções e atividades científicas dos autores.

Nos últimos dois anos, porém, diversos usuários vêm se queixando de “erro” após inserir o ID no Lattes – outro problema decorrente do sistema. “Sabemos que o CNPq está trabalhando para integrar com a API [interface de programação de aplicações] de membro da Orcid, de modo que esperamos que, em breve, haja a real interoperabilidade que os pesquisadores esperam entre os sistemas”, anunciou Ana Heredia, coordenadora do Orcid na América Latina.

Para viabilizar a integração com o Orcid, foi assinada, em maio, a criação do Consórcio Brasileiro Orcid, formado pelo CNPq, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Pesquisadores e cientistas que encontram dificuldades em atualizar suas informações na plataforma, questionam a necessidade de manutenção de uma plataforma nacional, já que há sistemas internacionais mais estáveis. Mas para o presidente do CNPq, além de símbolo consagrado o Lattes é uma importante base de dados sobre a produção científica do Brasil. “É uma mina de ouro. Mas uma mina de ouro não vale nada se estiver enterrada.”

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Comentários fechados.