Em um mundo tão conectado no qual sobra conteúdo, encontrar textos ruins é tarefa fácil, especialmente com a proliferação de autores de redes sociais. Por outro lado, o acesso à informação permite que gestores e professores de instituições de ensino superior façam uso de textos além dos materiais didáticos tradicionais. É o caso das notícias, que podem servir de exemplo de como escrever bem e de como estruturar textos dentro da sala de aula, seja ela presencial ou virtual.
Leah Levy, que trabalha escrevendo como editora do site Edudemic, dá algumas dicas do que pode ser explorado nesse tipo de conteúdo e de como professores podem aproveitar esse conteúdo que além de atual, está presente na vida das pessoas diariamente. Confira abaixo quatro maneiras de utilizar as notícias em exercícios de escrita.
Notícias podem ser conteúdo de aulas onde a escrita é o tema de estudo
FONTE: Campus Diaries
1) Use o formato para ensinar estrutura, retórica e teses:
As notícias, por terem o propósito de informar e de suscitar o debate, possuem uma estrutura própria e elementos indispensáveis. Uma forma de mostrar isso aos alunos é pedir que eles levem dois textos, um com uma grande questão e outro mais divertido e, em conjunto, desconstruam ambos os conteúdos. Peça que depois de ler cada um dos textos, eles resumam cada parágrafo e invertam a ordem deles. Desta forma, os estudantes poderão compreender a importância da lógica do texto e como se desenvolve o fluxo de informações.
As notícias, embora se preocupem mais com fatos, também oferecem ao leitor, dependendo do assunto, lados e opiniões diversas. Esse tipo de texto ajuda o professor a desenvolver no aluno seu poder de autor, isto é, de alguém capaz de mostrar sua própria opinião com as palavras e também os vieses em um texto. Neste caso, o professor pode debater técnicas para escrever um texto mais equilibrado e também a importância de conhecer a fonte da informação, afinal, todos possuem uma opinião que não necessariamente é uma verdade absoluta.
Outras práticas sugeridas pela autora é que se pergunte aos alunos o que falta no texto em termos de informação, como eles contariam aquela história, que se use as notícias para prover debates a partir de fatos das notícias ou que se fale sobre os comentários. Hoje, quase todos os sites noticiosos permitem que seus leitores comentem as matérias lidas, dando ainda mais dados e opiniões para o estudante refletir enquanto analisa uma notícia.
2) Discuta a mensagem enquanto multimídia
Em notícias veiculadas nos jornais e em revistas, o professor e sua turma podem ficar mais limitado à análise das palavras e da imagem. Mas se a instituição de ensino que você gerencia tem uma sala com computadores, ou internet liberada, os professores podem muito bem convidar os alunos a estudarem as notícias multimídia, ou seja, que possuam vídeo, áudio ou ainda infográficos interativos. Ou seja, mais do que discutir as palavras, esse tipo de notícia multimídia permite que o aluno vá além e pense também no suporte, e como o tipo de mídia o muda a forma de informar e até de usar as palavras.
3) Expanda o vocabulário
Pode parecer estranho, mas ensinar os alunos a parar e procurar uma palavra que não conhecem antes de continuarem a leitura é mais importante do que nunca na era da internet, em que a velocidade é mais bem avaliada do que a profundidade. Um ótimo exercício é atribuir a cada estudante uma letra do alfabeto e, em seguida, pedir que cada um encontre cinco palavras desconhecidas na notícia e que tente evoluir a partir dela, não só encontrando seu significado, mas refletindo sobre seu uso.
Títulos podem dar a impressão errada: o título deve atrair mas também resumir a história
FONTE: Connectivity
4) Analise o título e preveja a história
Para Leah, as manchetes são uma lição à parte. Idealmente, o título deveria captar a essência da história, mas está cada vez mais se tornando uma forma de capturar cliques. Às vezes, isso não chega a ser um problema, mas por vezes pode não apenas enganar o leitor como ser irresponsável com ele. É importante que os alunos tenham uma boa noção de como as manchetes funcionam e que não percam tempo analisando uma história que é diferente do que se espera. Para fazer isso, cortar uma série de manchetes e dar aos seus alunos para que eles prevejam sobre o que é a notícia é um bom exercício. O título é preciso e abrangente? É justo? Se não, por que não é, e como poderia ser corrigido?
Estudantes de todas as partes do mundo e de todas as idades são constantemente bombardeados com informações. Usar a notícia que ele já consome com frequência para se informar pode ajudá-lo a se concentrar, fazendo com que ele aprenda com elas, exercendo suas habilidades críticas. E por meio da análise da construção do texto, o professor também estará ensinando como o estudante pode comunicar suas próprias ideias, um conhecimento essencial durante os estudos, mas que será levado para a vida toda.
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