Mercado

Fnesp: os desafios da educação superior frente à Quarta Revolução Industrial

0

Máquinas, robôs, algoritmos – os sistemas de Inteligência Artificial deverão eliminar 75 milhões de vagas de empregos ao redor do mundo até 2025, executando mais da metade das tarefas atribuídas aos humanos atualmente. A previsão é do estudo “Futuro dos Empregos 2018”, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), lançado nesta semana.

Aparentemente, o potencial das novas tecnologias é ameaçador. No entanto, a mesma pesquisa aponta que as inovações criarão 133 milhões de novos postos de trabalho até 2022. Na ponta do lápis, ficará um saldo positivo de 58 milhões de vagas.

Criando ou excluindo empregos, o fato é que a chamada “Quarta Revolução Industrial” mudará a sistemática de diversos setores. E para debater os desafios do ensino superior nessa perspectiva, incluindo a relevância do diploma e os novos modelos escolares, São Paulo receberá o 20º Fórum Nacional do Ensino Superior (Fnesp) nos dias 27 e 28 de setembro.

“Vamos abordar os impactos dos avanços tecnológicos para o ensino superior e provocar a reflexão das instituições”, diz Rodrigo Capelato, diretor executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), que promove o evento.

O portal Desafios da Educação estará no Fnesp para repercutir as principais discussões.

Leia mais: Uma conversa sobre educação, trabalho e tecnologia

Entre os especialistas confirmados estão Thomas Philbeck, diretor de estudos de ciência e tecnologia do WEF, a pesquisadora Joanna Bryson, da Bath University, e Liz Macmillen, editora do The Chonicle of Higher Education. O evento também contará com a presença dos brasileiros José Pastore, pesquisador e sociólogo FEA/FIA, e Joaquim Soares Neto, da Câmara de Educação Superior, entre outros convidados.

Além dos painéis, a novidade é que estudantes universitários terão um espaço para sugerir, a gestores e mantenedores de IES, ideias que tornem o ensino superior mais atrativo.

Ainda durante o Fnesp será lançado o Mapa do Ensino Superior 2018, que oferecerá um panorama do setor no Brasil. A pesquisa trará um capítulo especial sobre as profissões do futuro, estruturado em tecnologia de Big Data Analytics a partir de relatórios, estudos e levantamentos de mercado.

20º Fnesp – Fórum Nacional do Ensino Superior Particular

Data: 27 e 28 de setembro de 2018
Horário: 7h às 12h30
Local: WTC – World Trade Center São Paulo (Avenida das Nações Unidas, 12.551)
Site: http://www.semesp.org.br/fnesp/

Leonardo Pujol
Leonardo Pujol é editor do Desafios da Educação e sócio-diretor da República – Agência de Conteúdo.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Comentários fechados.