Se você é professor, certamente já perdeu muito tempo pedindo a alunos que larguem o celular e se concentrem na aula. Essa situação se repete não apenas entre adolescentes, que já nasceram com um celular na mão, mas também em universidades e mesmo cursos para adultos. Os smartphones exercem um enorme poder atração sobre estudantes em geral. E eles vieram para ficar, então, como diz o velho ditado, se você não pode com o inimigo, junte-se a ele. Transforme o celular em um aliado da aprendizagem.
A revista Education.com compartilhou o relato de Liz Kolb, uma professora universitária que decidiu usar o celular como uma ferramenta de ensino. A decisão foi algo espontânea. Já acostumada a integrar tecnologia em suas aulas, Liz estava realizando uma atividade que envolvia a criação de um blog com seus alunos. Foi um deles que sugeriu usar o aparelho para criar um podcast. A partir daí, a professora nunca mais largou os telefones móveis.
Essa cena é comum no seu campus? Saiba como aproveitá-la.
[FONTE: CareerTech Testing Center]
Há usos bastante básicos para os celulares, como tirar fotos de material escrito, gravar as aulas e pesquisar na internet. Mas também é possível elaborar QR Codes para que os alunos tenham acesso a mais conteúdo ou propor atividades que só poderiam existir com as novas mídias. No caso da EAD, os celulares podem ser ainda mais valiosos, já que se transformam em um canal de comunicação constante entre colegas e professores. Para Liz, esse tipo de integração entre o ensino tradicional e as novas tecnologias vai ajudar a formar melhores profissionais no futuro, já que eles precisarão atuar em diversas plataformas em sua carreira. A fim de melhor aproveitar os smartphones, Liz reuniu algumas dicas que servem para professores, para gestores que desejam aproximar suas instituições das novas tecnologias e, claro, para alunos.
Desenvolver habilidades
O hábito de observar o mundo já é, em si mesmo, um benefício para o desenvolvimento da mente. Se além de observar, os estudantes documentarem aquilo que veem em seus celulares, eles poderão usar esse material em sala de aula posteriormente. A dica de Liz é: seja um documentarista. Mas também seja um escritor. Quando escrevemos sobre aquilo que experimentamos, somos obrigados a reorganizar os fatos e criar novos significados. Um bom exemplo é o de uma professora americana que pediu a seus alunos que usassem um serviço de mensagens instantâneas para discutir Shakespeare. Assim, os jovens tiveram que pensar em maneiras de fazer caber comentários e tramas complexas em poucos caracteres. Só consegue quem realmente entendeu a essência dos livros.
Novo aliado do professor. Por que não?
[FONTE: LapTop]
Também pode trazer bons resultados o uso de todas as ferramentas disponíveis na maioria dos celulares, mesmo os mais comuns. Muitos possuem um gravador interno, então incentive os alunos a registrarem os depoimentos de seus avós sobre outros tempos, palestras de pessoas que eles considerem interessantes e mesmo entrevistas ao vivo. A história está acontecendo o tempo todo, e os próximos historiadores podem estar dentro da sua sala de aula.
O site Edudemic também aposta nos celulares como recursos de ensino e faz uma complicação de dicas rápidas para aproveitar melhor os aparelhos com os alunos.
1) Use-os como ferramentas de busca (quase todo celular acessa a internet atualmente).
2) Tire fotos do quadro, de experimentos científicos e de anotações de colegas.
3) Use para ler ebooks e material digital.
4) Use para enviar SMS aos alunos, eles certamente vão prestar atenção.
5) Use como agenda, programando alertas, lembretes e criando notas.
6) Use como leitor de QR Codes e crie uma interface entre mundo real e virtual.
Como se vê, as possibilidades são infinitas e dependem, em grande parte, da criatividade e disponibilidade de gestores e professores. Se você já testou o uso de celulares em sua instituição ou com seus alunos, compartilhe a experiência conosco. E não perca a chance de debater esse assunto no O Fórum de Lideranças: Desafios da Educação, promovido pela Blackboard Brasil e pelo Grupo A, que ocorrerá no dia 6 de agosto em São Paulo. No evento, José Francisco Vinci de Moraes, o Professor Chico, Coordenador do Núcleo de Tecnologias Mistas de Aprendizado da ESPM, vai discutir precisamente o uso de mobile na aprendizagem, apresentando metodologias para a utilização de aplicativos e equipamentos móveis no ensino presencial. Além disso, haverá palestras sobre as tecnologias da informação e comunicação, as novas tecnologias pedagógicas e a Geração Y. Inscreva-se já.
[…] Professores perdem tempo pedindo a alunos que larguem o celular. Então, melhor transformar o celular em um aliado da aprendizagem. […]