A convite do Google, a educadora Lisa Nielsen participou de um painel em Nova York em que compartilhou as melhores ideias e práticas para equipes de liderança usarem no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem digitais. Ela apontou cinco questões chave, as quais também escreveu em seu blog, The Inovative Educator. Confira abaixo as questões que foram respondidas por ela:
Questão 1:
Que iniciativas foram priorizadas no ano passado? Como você garante uma iniciação bem-sucedida e sustentável dessas iniciativas?
— Ciência da Computação para Todos: Várias plataformas parceiras do blog oferecem um currículo de ciência da computação e materiais, tais como Code.org, e CS First do Google. Elas fornecem desenvolvimento profissional para professores que estão ensinando codificação e têm uma comunidade online onde eles podem ficar conectados e compartilhar ideias.
— BYOD (Bring Your Own Device, ou Traga Seu Próprio Dispositivo): Já vemos escolas capacitadas para aproveitar o uso de dispositivos móveis na aprendizagem. Há inclusive uma comunidade online para escolas que oferecem esse modelo ou que estão interessadas.
— Pontos de Contato com Tecnologia (SPOC): As escolas designarão um ponto de contato com a tecnologia, uma pessoa que terá acesso às oportunidades de cursos de formação, um site com informações úteis, uma newsletter mensal, e uma comunidade online.
Questão 2:
Aponte obstáculos significativos para a “transformação de aprendizagem digital-aumentada” que você está encontrando. Como você está abordando os obstáculos?
— Dois grandes obstáculos que as escolas enfrentam são a avaliação dos alunos e avaliação de professores. A maioria das escolas avalia os alunos e professores do século 21 com métodos de avaliação do século 20. Como resultado, tanto professores quanto alunos não vêm sendo avaliados com precisão. Aqui está a forma de abordar cada obstáculo:
- Avaliação de professores: Saiba como seus recursos digitais podem ajudá-lo efetivamente a cumprir os critérios de avaliação de professores. Por exemplo, ferramentas digitais mudam o que normalmente pensamos ser um ambiente de sala de aula. Quando você usa uma plataforma como o Google Classroom, a interação dos professores com os estudantes, assim como dos alunos com seus colegas já fica diferente e isso fica muito bem documentado. Os professores devem ser capazes de mostrar e explicar isso para os administradores.
- Avaliação do aluno: avaliação dos alunos é muitas vezes invisível quando se fala em usar ferramentas digitais e isso deve ser visto como um dos elementos da aprendizagem. Por exemplo, quando você usa uma plataforma como Duolingo, a medida em que você aprende, vai subindo de nível e ganhando recompensas. Se você não sabe alguma coisa, ele ensina até que você domine o conteúdo. Não é preciso fazer uma avaliação separada, já que avaliação acontece com a aprendizagem. Outro exemplo é a codificação. Você não precisa dizer para os alunos fazerem um teste separado, poisê sabe que justamente por conseguirem codificar, já aprenderam.
Questão 3:
Você pode identificar uma iniciativa fundamental ou parceria que tem facilitado o financiamento e/ ou implementação de transformações de aprendizagem digitais?
— Lisa e seus parceiros lançaram um programa chamado Desenvolvimento de Parceria Professional Inovadora (IPPD). O programa produz peritos educadores na cidade de Nova York, fornecendo-lhes as melhores práticas na utilização de ferramentas e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem. Empresas líderes do setor, como Google, Microsoft e PBS juntaram-se a este esforço. Os participantes tornam-se especialistas e compartilham suas habilidades e conhecimentos através de:
- Apoio aos colegas em suas escolas e distritos
- Criação de modelos e compartilhamentodas melhores práticas em integração de tecnologia eficaz
- Oferta de aprendizagem profissional
- Feedback para empresas que ajudam a garantir recursos e atender às necessidades de estudantes
- Construção do perfil externo da instituição, contribuindo para blogs, sites e outros meios de comunicação
- Desenvolvimento de salas de aula inovadoras para inter-visitações
- Apresentação em conferências e workshops
Este programa é parte do compromisso da chanceler Carmen Farina para garantir que os alunos de pós-graduação das escolas públicas de Nova York tenham as competências digitais de que precisam para ter sucesso. O programa consiste em aprendizagem on-line e off-line, bem como oportunidades de networking e de reconhecimento e celebração. Agora já há centenas de educadores especializados que podem apoiar as escolas e distritos.
Questão 4:
Conectividade confiável para todos os alunos, na escola, em casa, em toda parte e em qualquer outro lugar é cada vez mais importante a partir de um ponto de vista prático e de equidade. Como estão evoluindo os desafios de mobilidade e conectividade? Em que áreas você está sendo bem-sucedido?
— Bibliotecas escolares e comunitárias são a chave para a conectividade. Elas podem servir como centros de acesso à Internet no local e fora dele. No ano passado, o Google fez uma doação que prometeu fornecer acesso wi-fi gratuito para famílias necessitadas. As bibliotecas escolares podem permanecer abertas antes da escola, depois da escola, e durante o almoço para servir como um bem comum de aprendizagem com acesso à internet. Há também a Kajeet, banda larga para educação, que pode ser usada para estudantes sem acesso à internet, oferecendo a eles uma solução acessível e segura.
Questão 5:
Quais iniciativas foram bem sucedidas na criação de climas positivos de Cidadania Digital para alunos, funcionários, pais e comunidades? Quais desafios permanecem?
— Incorporar a voz da comunidade escolar tem sido bem sucedido. O objetivo é falar com os alunos, professores e pais em toda a cidade de Nova York para criar diretrizes de mídia social em um formato escolhido pelos alunos. Adolescentes queriam infográficos, enquantoalunos do ensino fundamental queriam um livro de atividades e jogos. Você pode ver as diretrizes adolescentes na página schools.nyc.gov/socialmedia (disponível em inglês e espanhol). As diretrizes do ensino fundamental serão lançadas nos próximos meses e publicadas no site também.
As orientações são acompanhadas pelo desenvolvimento profissional e apoio contínuo aos educadores e coordenadores de pais.
Esses são alguns dos sucessos e estratégias que Lisa recomenda a partir do que ela tem visto e implantado na sua comunidade escolar. O que você acha? Alguma dessas ideias que você consideraria?
Fonte: The Innovative Educator
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