Ame ou odeie, a educação a distância (EaD) tem ganhado adesão e democratizado o acesso ao ensino superior.
Segundo o último Censo do Ensino Superior, o total de graduações flexíveis aumentou 700% entre 2012 e 2022, com a EaD recebendo 2 a cada 3 novos universitários no Brasil.
Esse avanço, entretanto, traz um efeito indesejado: o ensino a distância apresenta uma proporção muito maior de alunos por professor. A média é de 171 alunos para cada docente em comparação aos 22 por um na modalidade presencial.
Dessa forma, torna-se cada vez mais importante lançar mão de tecnologias educacionais que otimizem a rotina dos professores e impulsionem o protagonismo dos alunos.
Entenda a seguir o cenário atual da EaD no Brasil e, por fim, descubra como a nova SAGAH se propõe a favorecer a excelência acadêmica.
O cenário da EaD no Brasil
Nos últimos anos, a EaD se popularizou no Brasil como alternativa para atender a uma população que precisa conciliar trabalho e estudo — ao todo, são 4,3 milhões de alunos.
O crescimento expressivo da modalidade, por outro lado, levanta preocupações sobre a qualidade. As críticas incluem a falta de espaço para interação e a oferta limitada de experiências práticas.
Para conter a disseminação de graduações consideradas inadequadas, o Ministério da Educação (MEC) suspendeu a abertura de cursos, vagas e polos de EaD até 10 de março de 2025.
Leia mais detalhes sobre a Portaria nº 528:
Alvo de opiniões divergentes, a suspensão temporária está relacionada à atualização dos referenciais de qualidade e do marco regulatório para a oferta de formações EaD, que deve ser feita até o final deste ano.
Como garantir a qualidade acadêmica das graduações a distância
Para aperfeiçoar a rotina dos professores e estimular a autonomia dos alunos, é essencial considerar alguns aspectos ao avaliar a qualidade do conteúdo oferecido.
Além da tecnologia, que impulsiona o ensino e a aprendizagem, é importante focar em:
- Adequação e relevância do conteúdo educacional.
- Usabilidade das plataformas e ferramentas.
- Capacitação contínua dos docentes.
- Personalização das trilhas de aprendizagem para atender às necessidades dos alunos.
Reunimos três aprendizados a partir de pesquisas para melhorar a qualidade acadêmica:
- Unificação de plataformas para alunos e professores
Evite o uso de múltiplas plataformas no dia a dia institucional. Quanto mais sistemas são utilizados, menos fluido se torna o processo de ensino e aprendizagem.
- Automação de processos administrativos
A automação permite que os educadores se concentrem no ensino e percam menos tempo com ferramentas pouco intuitivas. Melhorias incluem gestão de cursos, acompanhamento do progresso dos alunos e administração de avaliações.
- Personalização das trilhas de aprendizagem
Customize itinerários formativos com base nas necessidades de alunos e cursos. Ferramentas de design educacional nativas, gravação de vídeos e áudios diretamente na plataforma e um banco de questões embutido são algumas das funcionalidades da SAGAH que permitem essa diferenciação.
A nova SAGAH ajuda a garantir a qualidade acadêmica das graduações a distância através dos seguintes atributos:
1. Catálogo de conteúdo integrado
A SAGAH possui um extenso catálogo de mais de 200 mil objetos de aprendizagem, que inclui textos, vídeos, áudios e quizzes. Esta diversidade permite que os educadores escolham os melhores recursos para suas disciplinas, garantindo que o conteúdo seja sempre atualizado e relevante.
2. Feedback imediato e tutor online
Em 2025, a SAGAH irá contar com um tutor online baseado em inteligência artificial que responde às dúvidas dos alunos em tempo real. O objetivo é manter os alunos engajados e esclarecidos, melhorando a retenção de informações.
3. Aplicativo para estudo offline
A nova versão da SAGAH inclui um aplicativo que permite que os alunos estudem offline, proporcionando flexibilidade total. Isso garante a continuidade dos estudos independentemente da disponibilidade de conexão à internet.
4. Monitoramento de desempenho e riscos de evasão
A plataforma oferece ferramentas avançadas para monitoramento do desempenho dos alunos, incluindo a previsão de riscos de evasão. Elementos como reprovações, coeficiente de rendimento acadêmico (CRA), aproveitamento de disciplinas e trancamentos são analisados para identificar e mitigar possíveis riscos.
5. Metodologias ativas de aprendizagem
A SAGAH continua a promover metodologias ativas de aprendizagem, como a sala de aula invertida e o ensino híbrido. Essas metodologias são eficazes em aumentar a participação dos alunos e melhorar a retenção de conteúdo.
Em defesa da EaD de qualidade
Pivô de uma verdadeira revolução na educação, a SAGAH não só melhora a experiência de aprendizagem dos alunos, como assegura que a qualidade acadêmica das graduações a distância seja mantida em alto padrão.
“Assim como em vários outros setores, o educacional também vive a chamada ‘era da experiência’. É preciso criar momentos de aprendizagem agradáveis e garantir um atendimento personalizado aos alunos”, reflete Rodrigo Severo, diretor das diferentes unidades de negócio do Grupo A, agora +A Educação.
“Ainda assim, essas novas formas de experiência precisam estar a serviço dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento”, pondera.
Descubra como a versão mais recente da SAGAH pode revolucionar a qualidade acadêmica e o suporte ao aluno em suas graduações a distância.
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