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Eleve a qualidade acadêmica com a nova SAGAH

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Ame ou odeie, a educação a distância (EaD) tem ganhado adesão e democratizado o acesso ao ensino superior. 

Segundo o último Censo do Ensino Superior, o total de graduações flexíveis aumentou 700% entre 2012 e 2022, com a EaD recebendo 2 a cada 3 novos universitários no Brasil. 

Esse avanço, entretanto, traz um efeito indesejado: o ensino a distância apresenta uma proporção muito maior de alunos por professor. A média é de 171 alunos para cada docente em comparação aos 22 por um na modalidade presencial. 

Dessa forma, torna-se cada vez mais importante lançar mão de tecnologias educacionais que otimizem a rotina dos professores e impulsionem o protagonismo dos alunos. 

Entenda a seguir o cenário atual da EaD no Brasil e, por fim, descubra como a nova SAGAH se propõe a favorecer a excelência acadêmica.

O cenário da EaD no Brasil

Nos últimos anos, a EaD se popularizou no Brasil como alternativa para atender a uma população que precisa conciliar trabalho e estudo — ao todo, são 4,3 milhões de alunos. 

O crescimento expressivo da modalidade, por outro lado, levanta preocupações sobre a qualidade. As críticas incluem a falta de espaço para interação e a oferta limitada de experiências práticas. 

Para conter a disseminação de graduações consideradas inadequadas, o Ministério da Educação (MEC) suspendeu a abertura de cursos, vagas e polos de EaD até 10 de março de 2025. 

Leia mais detalhes sobre a Portaria nº 528:

Alvo de opiniões divergentes, a suspensão temporária está relacionada à atualização dos referenciais de qualidade e do marco regulatório para a oferta de formações EaD, que deve ser feita até o final deste ano. 

Como garantir a qualidade acadêmica das graduações a distância

Para aperfeiçoar a rotina dos professores e estimular a autonomia dos alunos, é essencial considerar alguns aspectos ao avaliar a qualidade do conteúdo oferecido.

Além da tecnologia, que impulsiona o ensino e a aprendizagem, é importante focar em: 

  • Adequação e relevância do conteúdo educacional. 
  • Usabilidade das plataformas e ferramentas. 
  • Capacitação contínua dos docentes. 

Reunimos três aprendizados a partir de pesquisas para melhorar a qualidade acadêmica:

  1. Unificação de plataformas para alunos e professores

Evite o uso de múltiplas plataformas no dia a dia institucional. Quanto mais sistemas são utilizados, menos fluido se torna o processo de ensino e aprendizagem.

  1. Automação de processos administrativos

A automação permite que os educadores se concentrem no ensino e percam menos tempo com ferramentas pouco intuitivas. Melhorias incluem gestão de cursos, acompanhamento do progresso dos alunos e administração de avaliações.

  1. Personalização das trilhas de aprendizagem

Customize itinerários formativos com base nas necessidades de alunos e cursos. Ferramentas de design educacional nativas, gravação de vídeos e áudios diretamente na plataforma e um banco de questões embutido são algumas das funcionalidades da SAGAH que permitem essa diferenciação.  

A nova SAGAH ajuda a garantir a qualidade acadêmica das graduações a distância através dos seguintes atributos: 

1. Catálogo de conteúdo integrado 

A SAGAH possui um extenso catálogo de mais de 200 mil objetos de aprendizagem, que inclui textos, vídeos, áudios e quizzes. Esta diversidade permite que os educadores escolham os melhores recursos para suas disciplinas, garantindo que o conteúdo seja sempre atualizado e relevante.

2. Feedback imediato e tutor online 

Em 2025, a SAGAH irá contar com um tutor online baseado em inteligência artificial que responde às dúvidas dos alunos em tempo real. O objetivo é manter os alunos engajados e esclarecidos, melhorando a retenção de informações. 

3. Aplicativo para estudo offline 

A nova versão da SAGAH inclui um aplicativo que permite que os alunos estudem offline, proporcionando flexibilidade total. Isso garante a continuidade dos estudos independentemente da disponibilidade de conexão à internet.

4. Monitoramento de desempenho e riscos de evasão 

A plataforma oferece ferramentas avançadas para monitoramento do desempenho dos alunos, incluindo a previsão de riscos de evasão. Elementos como reprovações, coeficiente de rendimento acadêmico (CRA), aproveitamento de disciplinas e trancamentos são analisados para identificar e mitigar possíveis riscos. 

5. Metodologias ativas de aprendizagem 

A SAGAH continua a promover metodologias ativas de aprendizagem, como a sala de aula invertida e o ensino híbrido. Essas metodologias são eficazes em aumentar a participação dos alunos e melhorar a retenção de conteúdo.

Em defesa da EaD de qualidade 

Pivô de uma verdadeira revolução na educação, a SAGAH não só melhora a experiência de aprendizagem dos alunos, como assegura que a qualidade acadêmica das graduações a distância seja mantida em alto padrão. 

“Assim como em vários outros setores, o educacional também vive a chamada ‘era da experiência’. É preciso criar momentos de aprendizagem agradáveis e garantir um atendimento personalizado aos alunos”, reflete Rodrigo Severo, diretor das diferentes unidades de negócio do Grupo A, agora +A Educação.

“Ainda assim, essas novas formas de experiência precisam estar a serviço dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento”, pondera.

Descubra como a versão mais recente da SAGAH pode revolucionar a qualidade acadêmica e o suporte ao aluno em suas graduações a distância. 

Agende uma demonstração agora e veja como transformar a experiência de ensino em sua instituição!

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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