SÃO PAULO (SP) – O ministro Victor Godoy, do Ministério da Educação, divulgou nesta quinta-feira (29) que o sistema e-MEC está em reformulação. O anúncio foi feito durante a abertura do 24º FNESP, considerado o maior fórum de ensino superior da América Latina. O evento acontece até sexta-feira na capital paulista.
Segundo Godoy, o novo sistema utilizado para atender as demandas da regulação e supervisão da educação superior simplificará processos. “Os novos sistemas trarão mais agilidade, mais transparência e menos burocracia, proporcionando segurança para as IES ampliarem o acesso ao ensino superior”, disse ele, que também anunciou a reformulação da plataforma e-CEBAS.
Leia mais: Entenda o que é o e-MEC. E quais as suas funcionalidades
O ministro afirmou que novo e-MEC transformará “toda papelada em tecnologia”, e que o tempo de espera, que costuma ser de 5 anos, passará para 8 meses. “Serão 4 mil entidades com ainda mais transparência nos processos com automação e supervisão”, garantiu. A promessa é que o novo e-MEC esteja disponível ainda em 2022.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o novo e-MEC vai incluir a integração com o Sistema Eletrônico de Informações – SEI/MEC e a integração com a base da Receita Federal do Brasil, para checagem e validação de informações cadastrais.
Haverá ainda disponibilidade de acesso mobile para que os avaliadores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) possam fazer o upload das informações no momento da visita técnica e possam integrá-las diretamente ao sistema após validação. As mudanças tendem a proporcionar um aumento significativo de eficiência e economia processual.
Comments