A consultoria britânica especializada em análise do ensino superior Quacquarelli Symonds(QS) divulgou, no início de junho, o QS World University Ranking 2023. A 19ª edição do ranking avaliou cerca de 1,5 mil universidades ao redor do mundo.
Figuram na lista 35 instituições de ensino superior (IES) do Brasil. A Universidade de São Paulo (USP) obteve o 115º lugar, sendo a melhor colocada entre as brasileiras e a terceira entre as universidades da América Latina.
Em âmbito global, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), a Universidade de Cambridge e a Universidade de Stanford lideram o QS World University Ranking 2023.
Para chegar ao resultado, o levantamento utilizou oito indicadores: Reputação Acadêmica, Reputação entre Empregadores, Proporção de Docente por Aluno, Citações Científicas, Proporção de Estudantes Estrangeiros, Corpo Docente Internacional, Rede Internacional de Pesquisa e Empregabilidade.
O QS World University Ranking 2023 está disponível neste link.
Universidades brasileiras
Além da USP, outras quatro universidades brasileiras figuram entre as 500 melhores do mundo. São elas: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 210ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 333ª; a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na 441ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na 477ª colocação.
Com as 35 IES presentes no ranking, o Brasil é o país latino-americano mais representado no levantamento.
Confira, abaixo, as 10 melhores universidades brasileiras segundo o QS World University Ranking 2023:
- 1ª USP
- 2ª Unicamp
- 3ª UFRJ
- 4ª Unifesp
- 5ª Unesp
- 6ª Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
- 7ª Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- 8ª Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- 9ª Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
- 10ª Universidade Federal de São Catarina (UFSC)
Leia mais: O desempenho do Brasil no QS World University Ranking 2022
Sustentabilidade e Impacto Social
O QS World University Ranking 2023 também avaliou as instituições de ensino em duas categorias ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU): Sustentabilidade e Impacto Social.
Nesse caso, o desempenho das universidades foi classificado como Ouro, Prata e Bronze. Aquelas que não alcançaram as metas foram classificadas como Candidatas.
A USP foi a única brasileira com classificação Ouro no quesito Impacto Ambiental. Ficaram com a classificação Prata a Unicamp, a UFRJ, a UNESP, a UFMG, UFRGS e a UFSC.
Na categoria Impacto Social, a USP recebeu a classificação Prata. Outras 10 universidades brasileiras obtiveram a Bronze. Entre elas, as três primeiras foram a Unicamp, a UFRJ e a Unifesp.
Comments