Sem categoria

Antropomorfizando a tecnologia para um ensino a distância mais social

0

Antropomorfismo é uma forma de pensamento que atribui características humanas ao que não é humano por natureza. Estamos muito acostumados a ver esse conceito em desenhos animados, em que xícaras falam, por exemplo, mas pouco o aplicamos no nosso cotidiano. Em um artigo recente, o site Edudemic propõe que façamos algo semelhante com a tecnologia que invadiu nossas vidas de tal forma que mudou até a educação, esse pilar de qualquer sociedade. Não é novidade para ninguém que o advento da educação online é e está sendo um benefício tanto para professores quanto para alunos. No entanto, como toda mudança, essa também precisa ser acompanhada de perto, especialmente para não perdermos aquilo que nos torna mais humanos: a capacidade de sociabilizar. Por isso, listamos três formas para inspirar gestores preocupados em entregar aos seus alunos, e também a seu time de professores, uma experiência tão rica quanto da educação na sala de aula física.

antropo 1

Educação do futuro, mas com um rosto conhecido.
FONTE: Cedar Valley Tech

A primeira delas, conforme as pistas já dadas, é antropomorfizar a tecnologia. Nós estamos acostumados a ligar o computador e começar a digitar e navegar na internet, mas a verdade é que a tecnologia já oferece hoje várias ferramentas para deixar nossos equipamentos com mais personalidade. Recursos de voz e de interatividade não são mais novidades. Basta pensar nos smartphones mais recentes: quase todos possuem assistentes para comandos de voz, ou seja, que permitem que o usuário fale, ainda que rudimentarmente, como o celular.

No caso do computador em casa, uma boa ideia pode ser transformar o quarto em sua própria sala de aula virtual. Uma sugestão do site é usar mais de um monitor. O aluno pode ter um laptop para fazer o básico, um segundo para bater papo com professores e colegas via programas de conversa pela internet. Ou, ainda, o segundo monitor pode ser usado como um computador tradicional, para fazer pesquisa online ou digitar trabalhos. Alguns alunos podem querer usar um terceiro monitor ou um dispositivo móvel para as necessidades acadêmicas adicionais.

A segunda prática é incentivar os alunos que estão matriculados em programas educacionais online a procurar colegas que estão localizados nas proximidades. A formação de um grupo de estudo em pessoa uma vez por semana pode acrescentar muito para os estudantes. Os alunos ainda podem utilizar toda a tecnologia inovadora que eles usariam em sua casa, uma vez que a maioria dos equipamentos é compacta e portátil.

antropo 2

Alunos de cursos a distância que moram próximos podem marcar encontros, e a tecnologia acompanha.
FONTE: Optilan

Muitas pessoas sentem que a tecnologia está minando nossa capacidade de socialização. No entanto, existem algumas coisas que nunca aconteceriam não fossem essas inovações. Há 20 anos, teria sido quase impossível colocar numa mesma classe alunos de outros países. Hoje, é muito fácil encontrar uma sala de aula nos EUA que se comunica com estudantes na China. O único obstáculo pode ser ter que lidar com diferentes fusos horários. Essa é a terceira dica, portanto, aproveitar a tecnologia para se conectar com pessoas com as quais não seria possível sem o auxílio desses equipamentos. Ou seja, de certa forma, a educação online está nos tornando mais sociais ou, pelo menos, capazes de nos socializar de outras maneiras.

E você, já desenvolveu técnicas e práticas para tornar a experiência da sala de aula virtual mais humana? Compartilhe conosco suas ideias e assine nossa newsletter para receber mais novidades.

 

 

 

 

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.