O ano está acabando e muitas pessoas costumam fazer uma retrospectiva do que ocorreu durante o período. No entanto, na educação a palavra de ordem é futuro, e, antes de olhar para trás, é preciso saber o que vem por aí. O Education Dive fez uma lista de ferramentas para o ensino superior digital que darão o que falar em 2015. Confira a lista de itens que podem vir a fazer parte do cotidiano de sua instituição de ensino próximo ano:
Biometric Signature ID
A identificação biométrica é uma tendência em várias áreas e não poderia ser diferente na educação, principalmente a online. Essa ferramenta é capaz de identificar se as provas finais ou testes estão sendo realizados, de fato, por um aluno registrado. O equipamento analisa como o usuário utiliza o dedo ou o mouse para desenhar certos caracteres.
FlexPath
A Capella University ganhou prêmios esse ano pela utilização de tecnologia que permite uma graduação ainda mais centrada no aluno. Com a possibilidade de realizar um curso superior voltado para seus objetivos na carreira, o estudante obtém o mesmo diploma do curso regular e aprende exatamente o que precisa para continuar progredindo em sua área de atuação. O FlexPath reconhece e flexibiliza o conhecimento, as capacidades e as experiências que o aluno em questão já possui e oferece um curso desenhado especialmente para ele. Além disso, as avaliações são realizadas de forma a emular as necessidades do mercado de trabalho.
Civitas Learning
Esse aplicativo permite à instituição de ensino identificar quais estudantes estão em risco de falhar ou tendo dificuldades em alguma disciplina. Além disso, é capaz de gerar análises que preveem a possibilidade de sucesso dos alunos, permitindo à instituição que adapte seu currículo e realize ajustes nos métodos de ensino.
Intelipath
A Universidade Técnica do Colorado criou essa plataforma adaptativa que está chamando atenção de especialistas. Utilizada nos cursos de MBA, ela é capaz de moldar o conteúdo às necessidades de cada aluno.
Ellucian
Os softwares e serviços oferecidos pela companhia Ellucian para instituições de ensino superior são utilizados para o recrutamento e retenção de alunos, aconselhamento, planejamento individual por parte do estudante e gerenciamento de dados. Esse tipo de ferramenta tem como principal objetivo o engajamento do estudante na própria educação.
OWL
Owl, em inglês, significa coruja. E essa também é a sigla para o online wrting lab, ou seja, laboratório de escrita digital. Criado pelo Excelsior College, o OWL acompanha e ajuda os estudantes em tarefas relacionadas à redação e à documentação de textos, bem como auxilia com a gramática e orienta para evitar plágios.
Hitachi ID Systems
Essa ferramenta ajuda gestores de instituições de ensino superior a gerenciar a segurança da rede de computadores e promove acesso controlado por meio de identificação para funcionários e alunos. Além disso, o sistema da Hitachi gerencia o acesso de indivíduos que se identificam com diversos departamentos e usam diferentes dispositivos para se conectarem.
iDashboard
Dashboard quer dizer painel, em inglês, e se refere à interface de um software, é o local em que o usuário realiza suas tarefas. O iDashboard promove uma forma personalizada e customizada para que os gestores da instituição de ensino tenham um melhor acesso a seus dados e indicadores de performance. Dentre os indicadores estão a mensuração de matrículas e de retenção, as taxas de graduação, efetividade educacional, colocação de graduandos no mercado de trabalho, além de questões referentes ao consumo de energia, iniciativas verdes, controle financeiro, entre outros.
Estúdios de aprendizado do Johnson County Community College
Os chamados Learning Studios daquela instituição são locais em que os estudantes têm acesso a formas de aprendizado ligadas à tecnologia. Para isso, a Jonhson County melhorou sua rede, para que seus alunos tivessem uma melhor experiência voltada ao ensino online. Os estúdios estão chamando a atenção da crítica especializada por promoverem um encontro do ensino presencial com o digital.
Respondus
A companhia produz softwares que ajudam educadores a prevenir a famosa “cola” durante os exames online, como o LockDown Browser, que não permite que os estudantes acessem outros aplicativos durante a prova.
Skillsoft
O software produzido pela companhia, chamado Skillport, é utilizado por clientes tanto da área da educação quanto do campo dos negócios. Ele promove soluções em ensino digital, tais como cursos por demanda e vídeos online.
U-Pace
Na Universidade de Winsconsin-Milwaukee, o U-Pace é uma abordagem instrucional que usa um sistema de gerenciamento educacional que une a educação baseada no ritmo de cada aluno com uma ampla assistência promovida por instrutores em cursos online.
Verificient Technologies
A companhia oferece um sistema de identificação à altura para substituir o tradicional inspetor de provas chamado Proctortrack, aplicativo que também tem a função de erradicar que alunos trapaceiem durante testes online. O software utiliza tecnologia de reconhecimento facial e biometria para escanear o rosto do estudante, além de monitorar continuamente o usos de mouse, teclado, webcam, browser e microfone, para se certificar que o aluno não use um substituto para realizar o teste ou utilize outros recursos para “colar”.
Essas são algumas ferramentas que estão despontando nos últimos nos meses e devem se destacar em 2015. Para os gestores, a lista é interessante não apenas para ficar por dentro das últimas tendências, mas para uma possível inspiração sobre que rumos tomar e que ferramentas adquirir para sua instituição.
E você? Pretende introduzir o uso de novas tecnologias no ano que se aproxima? Compartilhe conosco suas ideias. E não deixe de assinar a nossa newsletter.
Comments