Por aqui, estamos acostumados a debater a importância da educação a distância para a carreira, seja para quem está querendo se aprimorar em sua profissão, iniciar uma mudança ou, ainda, no caso dos mais velhos, se atualizar. Pouco falamos da EAD como etapa de preparo do estudante em si, ou seja, de jovens que estão saindo do ensino médio e entrando da universidade. E, segundo uma pesquisa do Instituto de Educação da Universidade de Londres, os cursos online podem ajudar esses alunos a se preparar para a faculdade e para o tipo de conhecimento que é desenvolvido no terceiro grau.
De acordo com a pesquisa, descrita no site Times Higher Education, frequentar cursos online na fase colegial ajuda os estudantes a se tornarem mais confiantes, indepedentes enquanto aprendizes, e, também mais versados em ferramentas de pesquisa e de comunicação online. Dos mais de 100 alunos que participaram do estudo, 58% fizeram pelo menos um curso de um ou dois anos do International Baccalaureate Diploma Programme. Segundo o site, os jovens analisados tinham entre de 17 a 23 anos.
Diante da experiência, 78% dos estudantes pesquisados disseram que consideram importante ser capaz de organizar tarefas em grupos com ajuda de ferramenta online como calendário, de planejamento ou ainda de aplicativos de discussão. E mais: 94% dos pesquisados disse considerar a habilidade de encontrar fontes acadêmicas na web bastante valiosa.
Além disso, 84% dos estudantes participantes do estudo afirmaram que era importante ser capaz de definir metas para seu período de estudo na universidade. Entre aqueles que fizeram o curso online enquanto ainda estavam na escola, as percepções são ainda melhores: segundo eles, fazer parte do projeto lhes ajudou a ganhar proficiência em uma larga gama de ferramentas de aprendizado online que vão fazer parte da sua vida na universidade.
Na opinião de Ed Lawless, diretor da Pamoja Education, uma empresa que oferece os cursos do International Baccalaureate Diploma Programme e que financiou o estudo, seus resultados vão além. Segundo ele, a pesquisa sugere que mais do que ajudar o alunos a desenvolver habilidades de gerenciamento do próprio tempo, ou de usar ferramentas que estão disponíveis online, os resultados mostram que há uma mudança na forma como se aprende quando se vai da escola para a universidade. E uma que boa forma de preparar os jovens para essa realidade são os cursos online, que se transformam em uma plataforma também de transição, além de aprendizado.
E você? Já fez algum experimento com alunos que estão prestes a entrar na universidade? Que tal pensar em parcerias com colégios ou oferecer cursos online para esse público que logo mais estará conectado à sua instituição de ensino superior? Compartilhe conosco suas experiências e assine nossa newsletter para ficar por dentro de novos estudos e debates.
Comments