São Paulo recebe em agosto nova edição do Fórum de Lideranças

Uma área em constante mutação como a educação exige que todos aqueles que se interessam pelo tema acompanhem essas transformações. E, quanto mais de perto, melhor. O Fórum de Lideranças: Desafios da Educação, promovido pela Blackboard Brasil e pelo Grupo A, com apoio do Insper e da Kaltura, em parceria com a Hoper Educação, é uma dessas oportunidades que líderes e gestores de instituições de ensino superior têm para discutir o crescimento acelerado do ensino a distância, entre outros tantos temas pertinentes na atualidade.

O evento, que ocorre no dia 6 de agosto no Auditório do Insper, em São Paulo, tem como objetivo de discutir práticas, compartilhar ideias e experiências em educação para, por fim, ajudar as entidades a promover um ensino centrado no aluno. Líderes das principais instituições de ensino do País e grandes nomes internacionais ministram palestras e workshops sobre assuntos que orbitam ao redor desse imenso planeta que é a educação. Ryon Braga, Dale Stephens, Carolina da Costa e Shay David são só alguns dos nomes convidados para este dia de imersão no ensino a distância.

palestrantes2Palestrantes de renome internacional estarão presentes no Fórum de Lideranças
[FONTE: Divulgação]

O dia começa cedo, às 8h e, após a abertura conduzida por Bruno Weiblen, Diretor Comercial e de Marketing do Grupo A, Irineu G. N. Gianesi, Diretor de Novos Projetos Acadêmicos do Insper, e Martin Moreno, Vice-Presidente para a América Latina da Blackboard,será a vez de Ryon Braga dar o pontapé inicial.

Diretor-presidente da UniAmérica, sócio da Anima Educação S/A e presidente do Conselho de Administração da Hoper Educação, do Instituto Hoper e do Instituto Anima, Ryon Braga vai compartilhar uma de suas experiências de sucesso, a UniAmérica. Em sua fala, estarão em evidência as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e o acesso universal à informação proporcionado pela internet e disponibilizado por diversas mídias. Cada vez mais acessíveis, esses canais permitem que todo o processo tradicional de ensino e aprendizagem seja entendido a partir de uma outra perspectiva.

Logo depois, é a vez de Carolina da Costa, Diretora de Graduação do Insper, falar sobre Novas tecnologias pedagógicas e o case Insper. Novas tecnologias motivam duas questões importantes: (1) quais dessas tecnologias, de fato, ensejam novos modelos de ensino e (2) qual o componente inovador que algumas dessas tecnologias conferem ao processo de ensino e aprendizagem. Em sua fala, práticas adotadas no Insper serão utilizadas como exemplo para se aprofundar a discussão de como, à luz de novas tecnologias, modelos de ensino podem ser aprimorados para desenvolver profissionais preparados para lidar com as complexidades do mundo moderno e quais as demandas que esses modelos de ensino impõem às instituições.

Fundador do movimento social Uncollege, Dale Stephens vem ao Brasil para palestrar sobre por que a Geração Y frequenta a faculdade (e por que a Geração Z pode vir a não frequentar). Para Stephens, os estudantes precisam, em certa medida, aprender a hackear a própria educação, e, por isso, ele irá contar sua história e experiências ao largar a faculdade. Seu objetivo no Fórum de Lideranças é debater sobre as formas com que universidades podem se adaptar a fim de confrontar a emigração da faculdade por parte dos pensadores independentes e engajar os estudantes autônomos.

geracaoy
Por que a geração Y frequenta a faculdade e por que a geração Z pode vir a não frequentar?[FONTE: Editora Évora]

Na parte da tarde, as atividades começam com dois workshop simultâneos. O primeiro deles, sobre o Uso de mobile no ensino presencial: testes, pesquisas e conteúdos, será ministrado por José Francisco Vinci de Moraes, Coordenador do Núcleo de Tecnologias Mistas de Aprendizado da ESPM. Nesse workshop, o professor Chico irá apresentar, interagir e discutir metodologias para a utilização de aplicativos e equipamentos móveis no ensino presencial, simulando uma aula sobre Mercado Financeiro.

Já o segundo, Inovação em Aprendizagem e Gestão Educacional de IES, fica a cargo de Ruy Guérios, mantenedor do Colégio e Faculdade Eniac, Presidente do Grupo Eniac e diretor da ANET (Associação Nacional de Educação Tecnológica). Por meio de soluções de ensino em que o aprendizado se torna mais dinâmico e flexível e projetos que trazem a realidade do mercado para dentro da sala de aula, Guérios compartilha o seu exemplo com o Eniac. A ideia é mostrar como a inovação, aliada a um modelo de gestão da qualidade, pode gerar novas propostas de valor para alunos e empresas e tornar as Instituições de Ensino mais competitivas e eficientes.

O encerramento das atividades é responsabilidade de Shay David, cofundador da Kaltura, onde atua como CRO, supervisionando vendas negócios e desenvolvimento organizacional. Redefinindo a Experiência de Educação com Vídeo é o nome da sua palestra. Nesta sessão, os participantes irão conhecer as últimas tendências na educação por vídeo, ter contato com estudos de caso sobre implementação de ferramentas de ponta em vídeo por instituições líderes em ensino e discutir como efetivamente implantar o recurso de vídeo de forma centralizada para melhorar o ensino e aprendizagem, gerar melhores resultados e engajar sua comunidade não importa onde eles estejam.

Aqui no blog não precisamos dizer que o vídeo está revolucionando a educação. Atualmente, as instituições líderes em ensino estão expandindo para a aprendizagem mista, para a educação personalizada sob demanda, aprendizagem baseada em competências, MOOCs, salas de aula invertidas e aprendizagem social. O que essas formas têm em comum? Todas elas são alimentadas por vídeos online.

artigo_lapis-computadores
O vídeo está revolucionando a educação presencial e a distância
[FONTE: Proinfo]

No site do Fórum de Lideranças: Desafios da Educação, os interessados encontram mais informações sobre o evento e os palestrantes, além de indicações de onde ficar, caso você não more em São Paulo. As vagas são gratuitas e limitadas, então corra para não perder essa oportunidade, inscreva-se já.