Como utilizar os fóruns de discussão online como ferramentas de avaliação no EAD

Como inserir avaliações nos fóruns de discussão

Técnicas de avaliação em sala de aula (CATs, do inglês Classroom Assessment Techniques) são maneiras simples para avaliar a compreensão dos conceitos-chave pelos alunos antes do momento do teste.

Essas técnicas começaram a ser aplicadas no ensino presencial na década de 90, como uma forma de permitir que o professor entenda o que seus alunos estavam aprendendo e como pode promover mudanças em tempo real durante o curso.

Mas o mesmo princípio pode ser aplicado ao ensino online também.

Impactos e exemplos

Existem muitos tipos de técnicas de avaliação que funcionam perfeitamente na aula online. O CAT KWL (que basicamente propõe respostas a três questões: o que você sabe, o que você quer saber e o que você aprendeu) passou a ser utilizado há poucos anos em aulas de educação a distância e estimulou o aumento da participação dos alunos em fóruns de discussão online.

Neste link você irá encontrar, em artigo publicado em inglês, formas de aplicar diferentes técnicas de avaliação em uma sala de aula online.

Segundo John Steel e Thomas Dyer, que passaram a utilizar o CAT KWL em aulas EAD, é possível mostrar a aplicação da técnica nos fóruns de discussão com esse exemplo:

Linha do tempo: uma semana ou módulo

Segunda-feira
Criar uma pergunta em um post adicional: “O que sabemos”
> Exemplo: O que você sabe sobre a indicação da tese?

Quarta-feira
Criar um post adicional com a pergunta: “O que nós queremos saber”
> Exemplo: O que você quer saber sobre a indicação da tese?

Sexta-feira
Criar um post adicional com a pergunta: “O que aprendemos”
> Exemplo: O que você aprendeu sobre a indicação da tese?

Envolva!
Na semana seguinte, publique uma lista das respostas que os estudantes compartilharam relacionadas ao que eles aprenderam sobre o tema e objetivo.

Essa é uma oportunidade de validar a aprendizagem dos alunos e sua compreensão em relação a todas as ideias que eles descobriram. Esse tipo de feedback positivo vai ajudá-los a continuarem envolvidos nas futuras semanas, criando uma responsabilidade pessoal com seu processo de aprendizado.

Além disso, as avaliações geram uma oportunidade para que os instrutores percebam pontos-chave que os estudantes não conseguiram absorver. Os tutores também podem indicar seu próprio post “o que aprendi”.

Steele e Dyer incluíram esse tipo de CAT em metade de suas aulas e mantiveram a outra metade sem utilizar a metodologia. Ao final do curso, então, eles observaram um aumento no número médio de mensagens nos fóruns de discussão nas classes que utilizaram os KWLs em relação às que não usaram.

Veja o artigo publicado pelos dois acadêmicos com seus resultados, em inglês.

Ted Cross, autor deste texto, também fez seu estudo incluindo técnicas de avaliação em fóruns de discussão de cursos online de matemática. Várias seções de aulas foram usadas como teste.

A metade dos módulos que usou CAT foi incentivada a resolver problemas no fórum de discussão e documentar seus passos para, em seguida, discutir suas soluções com colegas e professores.

Os estudantes foram motivados a comentar sobre cada um dos outros posts de solução e adicionar uma correção ou um comentário.

Mais tarde, comparando os módulos que utilizaram as intervenções simples CAT e os que não usaram, Cross encontrou um aumento na frequência de postagem dos alunos e, consequentemente, notas médias melhores nas turmas que tiveram intervenção CAT.

As técnicas de avaliação são vitórias fáceis que podem ter um impacto real na sala de aula online, especialmente quando utilizadas no espaço de fórum de discussão. Elas não só podem proporcionar aumento na participação e nos resultados de aprendizagem.

Também permitem que o professor ajuste seu estilo de ensino ou opte por ferramentas distintas, em tempo real, para melhor colaborar no aprendizado de seus alunos.

Artigo de Ted Cross, traduzido e adaptado de Faculty Focus.