Cinco maneiras de ajudar os alunos a terem sucesso na sala de aula virtual

ensino a distância

Mais e mais estudantes estão migrando para salas de aula online pela conveniência de se graduar podendo estudar do conforto de casa ou adaptando os estudos a sua rotina. No entanto, muitos deles não têm a dedicação e a disciplina necessárias para ter sucesso no ambiente virtual. Muitas vezes, estudantes têm ideias erradas sobre o rigor dos cursos de educação a distância e subestimam a quantidade de horas que devem ser dedicadas para completar as tarefas, discussões, testes e trabalhos. Portanto, é importante que o instrutor defina o tom do curso para ajudar os alunos a terem sucesso. Então, como você pode ajudar seus estudantes a serem bem-sucedidos na aula online?

>> O celular pode ser o melhor aliado do professor no aprendizado
>> Planejamento de sala de aula via programas de televisão, é possível?

1. Forneça instruções detalhadas e antecipe questionamentos

Assegure-se de que todas as instruções estão claras. Providencie um passo a passo e garanta que nenhum detalhe foi esquecido. Não parta do pressuposto de que os alunos vão estar aptos a ler nas entrelinhas, em vez de proporcionar antecipadamente todos os detalhes para completar a tarefa, participar das discussões, navegar pelas aulas do curso, etc. Considere as possíveis questões que eles podem fazer sobre o material e responda as perguntas antes que sejam feitas. Forneça todas essas respostas junto às instruções e comunicados do curso.

2. Poste comunicados

Mostre-se presente postando comunicados. No mínimo, poste um comunicado por semana, com um resumo da semana anterior e uma preparação sobre o que está por vir. Se possível, tente postar pelo menos duas vezes por semana. Os comunicados são uma oportunidade de se manter em contato. Fornece lembretes, esclarecimentos e retomadas para ajudar a engajar e motivar os estudantes e mostrar a eles que você está envolvido no processo de ensino.

3. Forneça exemplos e grades de avaliação

Para minimizar questionamentos e confusões, forneça exemplos das atribuições maiores no curso. Se o trabalho final é um ensaio ou uma apresentação, mostre um exemplo bem-sucedido de algum aluno de anos anteriores (lembre-se de pedir permissão antecipadamente). Fornecendo instruções detalhadas sobre o curso e dando exemplos para os trabalhos mais importantes, você garante que os alunos tenham a expectativa correta de dedicação para determinada tarefa.

Além disso, se você fornecer as grades de avaliação para todas as atribuições, os estudantes saberão como serão avaliados e estarão mais propensos a completar o trabalho da forma correta. Elas irão minimizar as discussões relativas à dedução de pontos e às notas obtidas.

4. Utilize formas diferenciadas de instrução

Todos os alunos aprendem de formas diferentes, e os estudantes em uma sala de aula online não são exceção. Forneça múltiplas oportunidades e formatos de ensino, incluindo vídeos, palestras de áudio e escolhas de projeto que ajudem a engajar e motivar o aprendizado de todos os alunos. O ensino diferenciado incentiva a participação na sala de aula online.

5. Incentive apoio entre os alunos e engajamento

Incentive os estudantes a se comunicarem com seus pares, permitindo que os alunos desenvolvam uma rede de apoio, em vez de ter que contar somente com o professor. Estimule a apresentação dos alunos no início das aulas e incentive que eles continuem conectados ao longo do curso. Aprendizagem online pode ser um caminho solitário, mas não necessariamente precisa ser. Os alunos podem aprender a desenvolver o senso de comunidade mesmo na sala virtual.

Por Amy Hankins, traduzido de Faculty Focus