Censo EAD Brasil: aprendizagem virtual na educação corporativa garante sucesso

Uma empresa de contabilidade precisa implementar um novo software para lançar os registros de clientes. O programa é de uma startup alemã, que oferece treinamento local – mas a empresa precisa capacitar mais de 80 funcionários. A solução mais viável é colocar no pacote o treinamento digital, que conta com um passo a passo do programa, videoaulas e exemplos práticos. Esse é um cenário que tem se tornado comum: as possibilidades de alcance do sistema de educação a distância (EAD) ganham espaço na educação corporativa.

Muito mais que cursos de bacharelado e educação, o ensino a distância é cada vez mais requisitado no mundo business. Por meio de capacitações “rápidas”, que vão de minicursos e palestras até workshops e cursos de coaching, auxiliam profissionais de todas as áreas a conquistarem especialização em diversos níveis de uma maneira flexível.

Com duração e metodologias variadas, essas iniciativas têm tanto resultado como a vivencia presencial. Talvez até mais, considerando que o aluno vai gerenciar seu tempo e estudar quando estiver preparado, dando espaço à tomada de decisões e à autonomia de escolhas – uma característica que tem sido incentivada por gestores do mundo todo.

Não importa como. Importa aprender

Os benefícios são comprovados no dia a dia. O uso do e-learning está difundido no ambiente empresarial. As vivências online têm efeito imediato sobre a prática no ambiente de trabalho – a quebra de processos convencionais, por si só, já é um fenômeno que colabora com as mudanças. Seja em relacionamento interpessoal ou qualquer conhecimento específico aplicado, os profissionais se tornam aptos para assumir novas funções. Até formações mais específicas, que requerem habilidades de liderança, podem ser formadas a partir da educação corporativa.

Alunos que passam pela aprendizagem virtual se auto-motivam o tempo todo, aprendendo a gerenciar seus prazos em entregas de tarefas e assimilação do conteúdo. Esse comportamento acaba diferenciando-o por completo. Ao se tornar mais autônomo, motivado e proativo, o profissional ganha destaque.