Afinal, como a educação a distância funciona?

Com o uso da tecnologia em ascensão, a aprendizagem online continua a evoluir como uma opção acessível e prática de educação. Estudantes de todas as idades e níveis de conhecimento estão optando por cursos a distância em vez do ensino presencial.

As diferentes aplicações utilizadas nesses programas de aprendizagem online – de sistemas de gerenciamento do aprendizado a vídeos – fornecem inúmeras informações educacionais aos alunos. A chance de que eles consigam vencer barreiras geográficas, limitações de tempo ou financeiras estão fazendo com que a educação a distância ganhe cada vez mais espaço.

O que é aprendizagem online?

A educação a distância tem, muitas vezes, custo baixo e exige apenas que os alunos tenham conhecimento básico de uso do computador e da internet, além de serem capazes de se comunicar de forma eficaz por meio da escrita. Devido à natureza remota da aprendizagem online, os alunos também devem ser independentes e auto-disciplinados, já que eles precisam gerenciar seu horário de aula e cumprir prazos sem serem lembrados pelos instrutores.

Ao considerar opções de aprendizagem online, é importante observar se a escola é credenciada, o que significa que atende aos padrões de ensino estabelecidos pelo governo – com regras diferentes entre os países.

Programas de educação online credenciados podem ser fontes valiosas de aprendizagem que facilitam o acesso dos alunos onde quer que estejam.

ead para jovens alunos

Educação a distância para jovens alunos

Cerca de um milhão de crianças já estão participando de programas de aprendizagem online nos Estados Unidos. O cenário é otimista considerando o acesso de jovens estudantes a cursos acadêmicos que atendam a necessidades específicas de educação.

É possível frequentar a distância aulas de reforço e cursos semipresenciais, que misturam aulas online e presenciais.

Os alunos dos ensinos primário e médio têm a possibilidade de incluir a escola em suas vidas com flexibilidade. Em particular, estudantes com famílias que se mudam com frequência ou que vivem longe da escola encontram no EAD um rico recurso. Aqueles que têm deficiência, lesões ou doenças também podem utilizar a aprendizagem online para continuar frequentando as aulas sem sair de casa. Como resultado, a educação online oferece oportunidades para que os jovens estudantes não abandonem o colégio.

ead para universitários

EAD para estudantes universitários

Programas de aprendizagem online em nível superior geralmente seguem o mesmo calendário que a instituição utiliza no ensino presencial. Outras oportunidades de educação a distância incluem OpenCourseWare (OCW), uma iniciativa o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que compartilha todo o seu material educativo dos cursos de ensino superior e pós-graduação online. Outras instituições já seguem o exemplo e compartilham seus materiais didáticos também.

O OpenCouseWare tem o objetivo de tornar os recursos educacionais disponíveis para as pessoas em todo o mundo.

Não importa sua localização, os estudantes que tiverem acesso a um computador com internet já possuem o essencial para completar seus cursos. Isso permite que aqueles que viajam frequentemente ou que, por algum motivo, não conseguem ir até a universidade consigam continuar sua formação com horário flexível em excelentes instituições.

ead para adultos

Aprendizagem online para adultos

O tempo longe dos assentos escolares pode dificultar o retorno de adultos às instituições. Desde o trabalho, tempo de deslocamento e obrigações familiares até o estigma de ser mais velho em uma sala de aula universitária são algumas das razões que afastam os adultos. Mas as opções de educação online eliminam essas barreiras potenciais, permitindo que adultos completem sua educação de uma forma que os satisfaça e que se encaixe nas suas vidas.

No EAD, é fácil priorizar. A flexibilidade garante propriedade sobre a gestão de tempo, permitindo que se complete o curso por conta própria. Quem é motivado e proativo – características importantes neste tipo de aprendizado – consegue conciliar emprego, família, finanças e educação.

Adultos que voltam a investir em sua formação com a ajuda de cursos online podem ter ainda mais sucesso em sua vida profissional, aprimorando seu currículo e corrigindo defasagens de conhecimento.

As vantagens dos cursos de educação a distância promovem a inclusão de diferentes perfis de alunos. Veja se sua instituição está acompanhando a evolução dos estudantes não tradicionais.

Artigo traduzido e adaptado de Edudemic.

 

Leia mais:

>> 6 habilidades que os professores de hoje precisam ter