6 habilidades que os professores de hoje precisam ter

6 habilidades obrigatórias para os professores de hoje

Estar em uma sala de aula exige mais do que capacidade de concentrar e motivar a turma. Confira que habilidades o educador de hoje precisa ter.

1. Envolver-se na comunidade acadêmica.

Os professores podem ter, por vezes, uma existência muito solitária, porque a tutoria também ocupa o tempo antes e depois das aulas. Pode ser normal almoçar em frente da copiadora ou passar o tempo livre corrigindo provas e trabalhos. Enquanto profissionais, os professores precisam saber como aprender e crescer participando de sua comunidade. Nenhuma experiência é universal, por isso fazer networking com seus pares é uma forma importante de obter boas ideias e compartilhar seu próprio conhecimento. Isso pode ser feito de diferentes formas, inclusive participando de conferências de desenvolvimento profissional ou de tecnologia, por exemplo.

2. Entender como usar a tecnologia

Se você não ministra aulas em cursos EAD ou semipresencial, não é necessário se tornar um especialista. Mas com certeza precisa entender como a tecnologia funciona e como ela pode beneficiar a educação. Seus alunos são, sem dúvida, usuários de diversas tecnologias, e você também deve ser. Entender ao menos o básico sobre as ferramentas, aplicativos e softwares faz com que se descubra maneiras de aliviar sua carga de trabalho e se encontre outras formas de melhor envolver os estudantes.
Ainda tem dúvidas do poder da tecnologia no processo de aprendizagem? Veja como usar o celular como seu aliado durante as aulas.

3. Saber onde encontrar recursos úteis

Buscar blogs, sites e outros canais de conteúdo onde se encontre informação relevante para o campo de atuação. Online é possível participar de fóruns de discussão, onde se compartilha e se questiona, fomentando a participação na comunidade profissional.

4. Participar de redes sociais

No passado, os professores foram determinados a manter sua vida privada privada, mas isso mudou. Hoje, as redes sociais são utilizadas inclusive com os alunos em sala de aula ou para se comunicar com seus pais. Além disso, é possível se conectar instantaneamente com outros profissionais em comunidades locais e globais mais amplas.

5. Desenvolver habilidades de comunicação

A conectividade e o uso de mídias sociais exigem que os professores hoje sejam grandes comunicadores. Capacidade de se comunicar escrevendo e falando é mais importante ainda quando utilizada em blogs, vlogs, Linkedin ou mesmo por e-mail. Encontre referências online que possam servir como inspiração.

6. Continuar a ser um aprendiz ao longo da vida

O mundo está mudando rapidamente. Há poucos anos, quem pensaria em ver drones, carros de auto-condução ou impressoras 3D fora dos filmes de ficção científica? Os professores estão no centro do ensino e aprendizagem e, como personagens centrais, precisam buscar oportunidades para continuar aprendendo e adquirindo conhecimento. Os professores modernos sequer têm a desculpa de falta de tempo: webinars e aulas online sobre todos os assuntos estão disponíveis para que sejam cursadas quando e onde for mais conveniente. Então, encontre um curso online que pareça interessante e se inscreva.

Artigo traduzido e adaptado de Edudemic.